A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
(Contraf-CUT) assinou nesta semana um “Protocolo de Intenções” com o Ministério
Público do Trabalho, o Ministério Público Federal e a Caixa Econômica Federal para
a adoção de práticas na prevenção de contaminação da COVID-19 no acesso aos
serviços bancários.
“A celebração deste protocolo de intenções é um grande avanço, uma vez que o
banco precisará cumprir uma série de medidas que cobramos desde o início das
negociações sobre as ações de prevenção à Covid-19, em todo o Brasil, sem
nenhuma diferenciação por estado ou região. O que nivela as ações no país todo”,
afirmou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira. “O documento impede ainda
adoção de práticas prejudiciais à saúde dos empregados e que o movimento
sindical é radicalmente contra, como a ampliação do horário de atendimento nas
agências e o trabalho aos sábados e domingo frequentemente”, completou.
A Caixa irá melhorar as práticas já existentes. Caso haja aglomerações e o
banco precise elaborar cronograma de abertura antecipada das agências, estender
o horário de funcionamento ou atendimentos aos sábados e feriados, o banco
deverá observar a jornada legal ordinária dos bancários e os termos previstos
no Acordo e na Convenção Coletiva de Trabalho, ou dialogadas nas comissões de
crise.
“Isso é importante, pois existem casos de bancários trabalhando até 15 horas
por dia, em total desacordo com a legislação vigente e os acordos coletivos
estabelecidos” observou a secretária de Cultura e representante da Contraf-CUT
nas negociações com a Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “Todo o cenário reforça
a importância da Caixa 100% pública e o quão necessária ela é para a sociedade.
Mas, temos preocupação com os empregados e a forma de trabalho até então adotada
está levando os trabalhadores à exaustão e ao adoecimento, sem contar o risco
ao coronavírus”, concluiu Fabiana.
Veja abaixo as medidas que a Caixa deve adotar ou, se preferir, leia a íntegra
do Protocolo de Intenções” firmado entre o MPT, o MPF, a Caixa e a Contraf-CUT.
PROTOCOLO DE INTENÇÕES Nº 01/2020
Protocolo de Intenções que entre si celebram o MINISTÉRIO PÚBLICO
DO TRABALHO, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
visando à adoção de boas práticas na prevenção de contaminação da
COVID-19 no acesso aos serviços bancários.
CLÁUSULA SEGUNDA DAS OBRIGAÇÕES DOS PARTÍCIPES
- 2. Para fins de consecução do objeto do presente Protocolo de Intenções, os partícipes assumem os seguintes compromissos:
-
2.1. Pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, envidar esforços no sentido de
melhorar constantemente as práticas atualmente já existentes, e outras
aqui previstas, dentro de suas possibilidades, no sentido de: - 2.1.1. Revisar, por agência, plano de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para seus empregados;
-
2.1.2. Revisar os Planos de Prevenção de Riscos Ambientais, por
agência, prevendo as reformas de engenharia necessárias para a prevenção
de riscos, como redimensionamentos de áreas de trabalhos ou instalação
de barreiras. - 2.1.3. Adotar medidas efetivas para a proteção
dos empregados e terceirizados das agências bancárias, tanto para as
atividades internas como externas, adotando, entre outras,
principalmente aquelas que sejam mais efetivas ou que venham ser
desenvolvidas e receituadas pelos organismos nacionais e internacionais
de saúde, como: - 2.1.3.1. Disponibilização de álcool gel 70,
máscaras de proteção e proteção acrílica nas áreas de atendimento, e
luvas a depender das atividades exercidas, que exijam este tipo de
proteção; - 2.1.3.2. Afastamento de adolescentes menores de
idade, com ou sem trabalho remoto, sem prejuízo de vencimentos,
principalmente estagiários, considerando-se a insalubridade e o risco de
contaminação decorrentes do quadro pandêmico de COVID 19; -
2.1.3.3. Afastamento, ou colocação em trabalho remoto, de empregados e
terceirizados, sem prejuízos de vencimentos, que estejam entre o
denominado grupo de risco, como pessoas idosas, obesas, com problemas
respiratórios 3 crônicos, problemas renais crônicos e outras
comorbidades que agravem os riscos decorrentes da COVID 19; -
2.1.3.4. Afastamento imediato de empregados e afastamento ou
recomendação de afastamento de terceirizados, sem prejuízo de
vencimentos, que apresentem sintomas, testem positivo ou apresentem
indícios de contaminação, de acordo com os protocolos médicos, com
higienização imediata da respectiva agência bancária; - 2.1.3.5.
Limitação de ingresso de clientes e usuários nas agências e locais de
autoatendimento, possibilitando a distância preconizada pelos organismos
de saúde nacional e internacional; - 2.1.3.6. Manutenção da
distância mínima preconizada pelos organismos de saúde nacional e
internacional no atendimento dos clientes pelos bancários, em
simultaneidade com as demais medidas de proteção; - 2.1.4. Em
casos excepcionais, como hipóteses de grandes aglomerações que destoem
do movimento normal, elaborar planejamento e cronograma de abertura
antecipada de agências, extensão de horários e/ou atendimentos em
sábados e feriados. - 2.1.4.1. Em qualquer hipótese, deverá ser
observada a jornada legal ordinária dos bancários, bem como aquelas
decorrentes de acordos e convenções coletivas ou dialogadas nas
comissões de crise. - 2.1.5. Definir horários/dias de atendimento
prioritário a grupos por faixa etária ou outro critério de modo a
evitar aglomerações; - 2.1.6. Garantir atendimento preferencial,
às pessoas assim qualificadas por lei, bem como àquelas componentes de
grupo de risco da COVID 19, como idosos, obesos, pessoas com problemas
respiratórios, com doença renal ou qualquer outra comorbidade
considerada agravante da doença. - 2.1.7. Divulgar campanhas
publicitárias de desestímulo à ida às agências, e com enfoque nas
probabilidades de contaminação por COVID 19, e necessidade de
autocuidado e de medidas preventivas, valendo-se de panfletos a serem
entregues aos usuários, cartazes nas agências, carros de som e, quando
necessário, de outros meios alternativos, além da difusão em televisão e
rádio. - 2.1.8. Envidar esforços na sensibilização do Ministério
da Cidadania para que este avalie a possibilidade da celebração de
convênios entre o órgão e entes/entidades parceiros, com a finalidade de
viabilizar o cadastramento de beneficiários por meio dos CRAS. -
2.1.9. Envidar esforços para implementar, por ação própria, ou mediante
convênio ou termo de cooperação técnica ou ação articulada com os
Municípios e Prefeituras para a organização das filas, com: -
2.1.9.1. A demarcação (sinalização material) de lugares, dentro e fora
das agências, inclusive locais de autoatendimento, como a marcação no
chão, com distância de segurança definida pelos organismos nacionais e
internacionais de saúde; - 2.1.9.2. Solicitar às autoridades
locais a liberação das vias públicas, e desvio do trânsito, para
garantir a segurança dos usuários, conforme a dimensão das filas e a
quantidade de usuários; - 2.1.9.3. Utilização de espaços, como
ginásios esportivos ou locais, para o atendimento, total ou parcial em
relação aos serviços, observadas as normas de proteção quanto à Covid19
em relação aos bancários, usuários e demais pessoas envolvidas no
processo de organização e atendimento; - 2.1.9.4. Concessão de cadeiras/assentos para os usuários durante o tempo de permanência na fila;
- 2.1.9.5. Adoção de medidas para garantia de proteção e abrigo contra luz solar, chuvas ou outras intempéries climáticas;
-
2.1.10. Utilizar, dentro dos limites de segurança, pessoal de
vigilância ou similar para a organização das filas, envidando-se
esforços para a garantia de presença de, no mínimo dois vigilantes por
agência; - 2.1.11. Promover o acesso controlado da entrada e
saída de clientes nas agências, casas lotéricas e correspondentes
bancários, para limitar o fluxo de pessoas, de modo que seja possível
manter a distância mínima de 2 (dois) metros entre elas. - 2.1.12. Disponibilizar para o acesso às agências e instituições conveniadas álcool em gel 70 por cento para todos os usuários;
-
2.1.13. Orientar, verbal ou por escrito, como distribuição de panfleto
explicativo nas filas, sobre quem tem direito ao benefício, requisitos e
formas de cadastramento. Após o atendimento do item 2.1.8, para que
contemple a informação quanto à possibilidade de cadastro nos Centros de
Referência em Assistência Social (CRAS); - 2.1.14. Articular com
as prefeituras a divulgação dessas informações para prevenir
aglomerações, inclusive com exposição sonora nos municípios que
estiverem com restrição de circulação. - 2.1.15. Desenvolver
mecanismos de distribuição de senhas e divulgação de tempo de
atendimento em tempo real ou filas virtuais, ou com lapso temporário
demarcado, nas agências e localidades onde tecnicamente viável. -
2.1.16. Promover o atendimento remoto ao público para o esclarecimento
de dúvidas, disponibilizando números de telefone de acesso gratuito; -
2.1.17. Desenvolver rotas de atendimento para os “Caminhões Caixa”
priorizando comunidades carentes e prevenção de aglomerações; -
2.1.18. Envidar esforços para auxiliar, por ação de seus empregados e
meios próprios, quando possível, na realização do cadastramento; -
2.1.19. Envidar esforços, como convênio com outras instituições
financeiras e utilização de sua rede de correspondentes e casas
lotéricas para fins de descentralização do pagamento do auxílio
emergencial do Governo Federal, na forma da lei, orientando-se para
observância nos seus respectivos locais e estabelecimentos das mesmas
condições constantes deste Protocolo de Intenções; - 2.1.20.
Envidar esforços para promover alterações no aplicativo “CAIXA TEM” e
nos canais de atendimento virtual para que conste de forma mais clara o
motivo de indeferimento do benefício; - 2.1.21. Reforçar os
canais de comunicação, com possibilidade de criação de canais
específicos, conforme acordado entre as partes, entre a Superintendência
da CEF e Departamento Jurídico com o Ministério Público do Trabalho e
com o Ministério Público Federal para recebimento de comunicação sobre
notícias, denúncias, instauração de Notícia de Fato ou de qualquer
procedimento investigatório, para a tomada das providências pertinentes
em prazo razoável e compatível com a gravidade da situação.