Caixa afirma que vai atualizar a versão do sistema de ponto

A
Caixa vai atualizar a versão do Sipon, sistema de ponto da
“estação única”, para impedir que o bancário continue
trabalhando depois de sua jornada. A informação foi dada pelo banco
na terça 21, em Brasília, em reunião de comissão formada por
empregados e pela direção da instituição.

O
problema foi detectado por trabalhadores, que reivindicaram solução
durante as reuniões do fórum – cuja formação, feita para
discutir as condições de trabalho dos bancários, é conquista da
Campanha Nacional 2013. Essa foi a terceira reunião, desde sua
constituição.

Depois
de pressionada por representantes dos trabalhadores, a Caixa anunciou
que atualizará o sistema utilizado pelos caixas, a partir do dia 23
de janeiro, em todo o Brasil. Desde a segunda 20, a nova versão é
testada em três agências no Distrito Federal.

De
acordo com representantes da Caixa, o sistema vai travar após o
ponto eletrônico ser batido. Além disso, a senha do bancário
funcionará só em um computador, para não ter possibilidade de
trabalhar sem registro.

Segundo
o integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) Dionísio
Reis, “a notícia é boa para os trabalhadores, que estão
conseguindo fazer do fórum paritário um espaço de discussão e
luta”.

Condições
de trabalho – 
Outro
avanço para os empregados foi o compromisso do banco de transferir
dos tesoureiros para os representantes da Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes (Cipa) o preenchimento do Termo de
Verificação de Ambiência (TVA) – que contém mais de 100
questões sobre a condição física da agência, como fachada, copa,
banheiro e almoxarifado. “Essa
é uma reivindicação antiga dos tesoureiros, que já têm
atribuições em excesso”, lembra o dirigente sindical.

O
banco também sinalizou estudar que o Programa de Prevenção de
Riscos Ambientais (PPRA), hoje assinado por técnicos, seja assinado
por cipeiros e pelo gestor.  Projeto piloto já foi implantado
em Curitiba, Goiânia e Belém. “Agora
vamos cobrar da Caixa a valorização e capacitação desses
representantes”, destaca Dionísio.

Daqui
para frente – 
Outras
questões foram debatidas, como o pagamento de 100% de horas extras a
funcionários de agências com até quinze funcionários. A Caixa
informou que divulgou comunicado interno, em 15 de janeiro,
explicando qual procedimento o gestor deve tomar no sistema para
fazer o pagamento total.

“São
muitas as discussões e os integrantes do grupo pensam na criação
de fóruns regionais para analisar condições específicas”,
comenta Dionísio.

O
balanço do dirigente é positivo, mas ainda há muito a fazer. “O
fórum já surtiu efeito, por exemplo, no acerto da jornada, mas está
faltando a Caixa trazer números sobre o dimensionamento das agências
para que a gente possa discutir como melhorar as condições de
trabalho e o atendimento ao cliente,” reivindica.

A
reunião seguinte da comissão ocorrerá no dia 13 de fevereiro.

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