O Procon de Jaboatão
dos Guararapes aplicou uma multa de R$ 1,03 milhão às agências
bancárias do município por desrespeito às leis que defendem o
consumidor. O órgão realizou uma blitz entre os dias 13 e 26 de
novembro, onde constatou que 15 das 22 agências registradas na
cidade apresentavam problemas.
Segundo a secretária-executiva
de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, as
principais infrações são o tempo excessivo de espera dos clientes
pelo atendimento e carros-fortes que entregam dinheiro durante o
horário de funcionamento, o que fragiliza a segurança. “Algumas
agências também não tinham banheiros ou telefones para o
consumidor poder fazer uma denúncia, itens exigidos por lei”,
completou.
Dentre os seis bancos que atuam no município, o
Itaú foi o que apresentou mais problemas, recebendo uma multa total
no valor de R$ 680 mil. O departamento jurídico do Procon está
emitindo as notificações e, após o recebimento, as agências têm
até dez dias para recorrer. Caso os recursos não sejam acatados
pela Justiça, o valor das infrações deve ser pago em um prazo de
30 dias.
Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a
autuação milionária do Procon de Jaboatão mostra como os bancos
desrespeitam seus clientes. “O Itaú, que levou a maior multa do
Procon, é o banco que mais tem demitido bancários nos últimos
anos. Com poucos funcionários nas agências, o atendimento ao
cliente fica prejudicado e as filas só crescem. É por isso que o
Sindicato frisa que a nossa luta contra as demissões e por mais
contratações não são apenas dos bancários, mas de toda a
sociedade”, diz Jaqueline.