Os
sindicatos dos bancários vinculados à Federação dos Trabalhadores
do Ramo Financeiro no Nordeste (Fetrafi-NE) se reuniram com o
Bradesco nessa segunda-feira, dia 26, para discutir os planos de
saúde e odontológico, recentemente incorporados pela Rede Una.
A
conversa contou com a participação da representante do Bradesco,
Eduara Carvalheira, e integrantes do Plano Bradesco e da Rede Una. O
Sindicato foi representado pelo secretário de Bancos Privados,
Geraldo Times, e pela secretária de Finanças, Suzineide
Rodrigues.
O principal ponto de pauta foram os problemas com a
rede credenciada, sobretudo nas agências que não estão nas regiões
metropolitanas. Em Pernambuco, por exemplo, a maioria dos municípios
do interior, com exceção de Caruaru, sofrem com a carência de
especialistas conveniados.
Quem mora em Santa Cruz do
Capibaribe precisa se deslocar para Caruaru ou Recife, se não quiser
ser atendido na rede pública ou pagar pelas consultas. O mesmo
acontece em Arcoverde, que não tem especialistas e tem um único
hospital credenciado.
“E estamos falando apenas das cidades
polos. Nos municípios pequenos, a situação ainda é pior. Muitos
locais onde o Bradesco instalou PAAs (Postos de Atendimento) sequer
têm postos de saúde e os poucos que têm, não atendem ao convênio
do banco”, afirma Suzineide.
O banco se comprometeu a buscar
soluções para os problemas e retomar as negociações no próximo
ano. Recentemente, o Saúde Bradesco ampliou a cobertura e passou a
abranger psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e fonoaudiólogos.
No entanto, os bancários afirmam que o número de conveniados nestas
especialidades ainda é muito pequeno.
Odontológico – No
caso do Plano Odontológico, os problemas são ainda maiores. “Desde
que houve a incorporação pela Rede Una, os bancários reclamam que
vários dentistas de renome deixaram o plano. Também criticam a
qualidade de serviço e o material utilizado”, diz Geraldo.
O
representante da Rede se contrapôs às críticas e afirmou que
oferece 35 mil dentistas credenciados. “É importante que os
colegas fiquem atentos e, se tiverem qualquer reclamação quanto a
qualidade do serviço, entrem em contato com o 0800 da Rede e ligue
para o Sindicato para que a gente busque uma solução”, conclui
Suzineide.