Quedas constantes do sistema têm prejudicado clientes que procuram os
serviços das lotéricas em São Paulo, segundo reportagem do jornal Agora
São Paulo, na edição de sexta-feira (13). A denúncia foi feita ao
veículo pelo sindicato dos donos de lotéricas.
Os empresários anunciaram que enviarão documento à CaixaEconômica
Federal cobrando providências em relação às falhas que, de acordo com
eles, vêm ocorrendo há mais de seis meses.
O problema nas lotéricas é mais um exemplo da má qualidade dos serviços
prestados pelos correspondentes bancários e da precarização do
atendimento, que traz insegurança e expõe o sigilo bancário dos
clientes.
A secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Raquel
Kacelnikas, afirma que, “com os correspondentes, os bancos terceirizam
serviços e os clientes acabam sendo prejudicados. Os correntistas pagam a
seus bancos taxas elevadas pelos serviços bancários, mas não recebem o
atendimento adequado”.
Raquel lembra que muitas vezes, dependendo do serviço que o correntista
pretende fazer, ele é encaminhado pelo próprio banco ao autoatendimento
ou a um correspondente.
“Os bancos, entre eles a Caixa, colocam empregados na porta das agências
para barrar os clientes que farão operações pequenas, que interessam
menos à instituição financeira. Esses clientes nem pisam na agência e
são forçados a procurar os correspondentes”, denuncia.
De acordo com o jornal, das 11.398 lotéricas existentes no país, 2.698 estão no estado de São Paulo e 789 na capital.