Reclamações contra bancos crescem 30%

O número de reclamações procedentes de clientes contra as instituições financeiras com mais de 1 milhão de correntistas passou de 993 para 1.300 na comparação de janeiro de 2011 com o mesmo mês deste ano. A informação consta de relatório do Banco Central que trata da divulgação do ranking das instituições financeiras que mais sofreram queixas no primeiro mês de 2012.

Segundo o Banco Central os cinco bancos mais reclamados em janeiro deste ano, pela ordem, foram: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e HSBC.

Entre as queixas mais recorrentes apresentados pelos clientes desses bancos estão os débitos não autorizados, cobranças irregulares de tarifas, operações não reconhecidas e devolução de cheques.

Punição – O BC tem autoridade para impor punições às instituições financeiras por descumprirem normas no que se refere ao atendimento ao cliente. Entre as penalidades do órgão estão advertências e multas, podendo culminar com desabilitação da empresa para operar no mercado financeiro.

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