Você
acredita que um caixa de banco consegue atender 150 clientes por dia
durante a sua jornada de trabalho de seis horas? Fazendo uma contra
rápida, o bancário teria de atender um cliente a cada dois minutos,
sem nenhuma pausa. Pois saiba que os empregados da Caixa da agência
central de Jaboatão dos Guararapes trabalham com esta realidade.
Como é humanamente impossível atender o cliente em dois minutos,
fazer hora extra é uma prática cotidiana desses
trabalhadores.
Para mudar esta realidade, o Sindicato realizou
na manhã desta sexta-feira, dia 27, um protesto contra a falta de
funcionários na Caixa. Durante o ato, os representantes dos
bancários exigiram do banco a imediata contratação de mais
trabalhadores. Segundo a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a
falta de respeito da Caixa com bancários e clientes é
gritante.
“Na campanha salarial do ano passado, conquistamos
após 21 dias de greve a abertura de mais cinco mil postos de
trabalho na Caixa, que deveria contratar novos bancários até o
final deste ano. Passados mais de três meses do fim da campanha, a
empresa tem contratado muito pouco em Pernambuco. É um absurdo, a
sobrecarga de trabalho e as horas extras estão acabando com a saúde
dos empregados da Caixa e o Sindicato não vai descansar enquanto o
banco não contratar mais gente para aliviar o sufoco dos
empregados”, afirma Jaqueline, que é bancária da Caixa.
>> Confira a galeria de fotos do protesto. Clique aqui.
Segundo
a bancária Caroline Gonçalves, empregada da agência central da
Caixa de Jaboatão, as condições de trabalho estão péssimas.
“Nossa unidade tem quatro caixas para atender uma média de 600
pessoas todos os dias. Quando eu chego aqui para trabalhar, por volta
das nove e meia da manhã, já há uma fila imensa de clientes dando
a volta pela praça. Tem gente que chega aqui às seis horas da
manhã, porque já conhece o problema e tenta ser atendido o quanto
antes”, conta Caroline.
Durante
o protesto, o quadro caótico que o Sindicato encontrou na agência
dava a dimensão da pressão sofrida pelos empregados na tentativa de
atender a demanda da unidade. O local estava abarrotado, as pessoas
se amontoavam já na porta de entrada da agência. Idosos, gestantes,
mães com crianças de colo e portadores de necessidades especiais
eram os que mais sofriam com as precárias condições de
atendimento. O resultado não poderia ser outro: trabalhadores
sobrecarregados e clientes insatisfeitos.
“Todo
dia é a mesma coisa, a gente demora horas para ser atendida”,
relata a dona de casa Elaine de Paula, cliente da agência. “Você
pensa que que a Caixa está lotada porque é final de mês? Nada
disso, eu estou aqui todos os dias e é sempre assim. O banco fecha
às quatro da tarde e muitos clientes continuam dentro da agência à
espera do atendimento”, diz Elaine, que fez questão de ressaltar
que os bancários procuram sempre atender os clientes muito bem. “O
problema é que tem poucos funcionários para muitos clientes”,
explica.
Mesmo quem não precisa entrar na agência e tenta
resolver suas demandas no auto atendimento também sofre com a falta
de funcionários. “Fui agorinha mesmo reclamar porque não tinha
ninguém aqui para me auxiliar. A falta de funcionários é visível”,
reclamou a dona Patrícia de Oliveira.
>> Ouça reportagem sobre o protesto na Rádio dos Bancários
Sindicato
na luta –
A secretária de Comunicação do Sindicato, Anabele Silva, conta que
o protesto desta sexta-feira foi o primeiro de uma série de
manifestações que o Sindicato vai promover contra a Caixa. “Temos
recebido denúncias de muitos funcionários que reclamam da
extrapolação da jornada além das duas horas extras diárias
permitidas por lei. Isso é uma prova de os empregados da Caixa estão
trabalhando demais porque falta funcionários. Hora extra é para ser
feita eventualmente, mas os bancários da Caixa já a incorporaram na
rotina”, comenta.
Segundo Anabele, que também é empregada
da Caixa, o banco não está cumprindo o acordo coletivo assinado com
os sindicatos no ano passado. “A Caixa se comprometeu a contratar
cinco mil novos funcionários até o final de 2012, mas não temos
visto um aumento no quadro aqui em Pernambuco. Realizamos este
protesto hoje na agência de Jaboatão, mas há muitas outras
unidades passando pelo mesmo problema. O Sindicato está preparando
uma nova campanha para exigir mais contratações da Caixa e vamos
estender os protestos para outras agências. Além disso, vamos
envolver outros segmentos da sociedade nesta luta, como
parlamentares, prefeituras, governo do estado e até o governo
federal”, afirma.
Quem já se envolveu na luta foi um grupo
de pessoas que passou no concurso da Caixa em 2010 e que até agora
não foi contratado. O concursado Rafael Lima é um deles. “Estamos
aguardando a contratação da Caixa desde 2010. Mas até agora nada
aconteceu. Enquanto isso, vemos a situação das agências, que estão
lotadas por causa da falta de funcionários”, lamenta Rafael.