O Sindicato e a Caixa abriram nesta terça-feira, dia 17, as negociações de 2012 para discutir os problemas que os bancários enfrentam em Pernambuco. Na primeira reunião do ano, o Sindicato levou para a Superintendência do banco uma série de questões que foram relatadas pelos empregados da Caixa nas últimas semanas. Entre elas, a extrapolação da jornada de trabalho e as denúncias de fraude no ponto eletrônico.
Segundo a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, nos últimos dias o Sindicato tem recebido inúmeras denúncias de empregados da Caixa que estariam sendo obrigados pelos gestores a fazer hora extra sem registrar o ponto. “Isso é ilegal e não pode acontecer. Antes que o problema se agrave, procuramos a Superintendência da Caixa e marcamos esta negociação para discutir as denúncias”, explica Jaqueline.
Durante a reunião, o gerente regional da Caixa, João Carlos Leitão, garantiu que a orientação do banco é para que as horas extras só sejam realizadas em caso de necessidade e que todo trabalho além da jornada deve ser devidamente registrado. “O Sindicato, inclusive, entregou para o representante do banco uma cópia da CI publicada pela Caixa no último dia 12 reafirmando as orientações sobre a jornada de trabalho. No documento, o banco deixa claro que não admite fraudes no ponto eletrônico e diz que o empregado e o chefe imediato são corresponsáveis pelo registro de frequência, e que ambos devem zelar por sua correção e legalidade”, conta Jaqueline.
Na CI, a Caixa ressalta que “o registro da jornada de trabalho diária no Sipon (sistema de ponto eletrônico) é obrigatório e deve ser realizado de acordo com a jornada de trabalho efetivamente realizada”. O banco grifou a palavra efetivamente para reforçar a orientação. A Caixa ainda informa no documento que sempre que a jornada ultrapassar as seis horas diárias de trabalho “é obrigatório a realização e registro do intervalo para descanso e alimentação de no mínimo uma hora e no máximo duas horas”. O banco também lembra que a prorrogação da jornada deve ser realizada em “caráter excepcional” e que não pode ultrapassar o limite legal de duas horas por dia.
Durante a negociação com o banco, o Sindicato informou que apesar da orientação da Caixa há muitas denúncias de fraudes no sistema de ponto eletrônico. “Demos três exemplos de agências em que recebemos o maior número de denúncias. A Superintendência do banco ficou de analisar as reclamações para nos dar um retorno, além de reafirmar para todas as agências as orientações que constam na CI da Caixa. Enquanto isso, o Sindicato vai continuar atento e observar se há novos casos de fraude no ponto eletrônico. Mas é fundamental que o próprio empregado não aceite pressão para trabalhar sem o devido registro. Se isso ocorrer, o bancário deve procurar o Sindicato para tomarmos as medidas cabíveis”, ressalta Jaqueline.
Outros pontos – Outra denúncia que foi tema de discussão na negociação desta terça-feira aponta que a Caixa estaria pressionando os bancários com mais tempo de banco, e portanto com salários maiores, para mudar de agência. O problema começou quando a empresa fez uma reclassificação das agências e rebaixou algumas, diminuindo a verba destinada para a unidade. Com isso, os gestores estão tentando economizar expulsando os bancários mais antigos da agência.
A Superintendência da Caixa reconheceu o problema, que considerou uma “distorção”. Os representantes do banco disseram que estão atentos aos casos pontuais e alegaram que o custo dos empregados não pode ser da agência e sim da empresa como um todo. Garantiram que o banco vai encontrar uma maneira de solucionar o problema.
O Sindicato também cobrou a contratação de mais bancários para desafogar a sobrecarga de trabalho. Recentemente, um grupo de concursados da Caixa e do Banco do Brasil procurou o Sindicato solicitando ajuda para pressionar os bancos a contratarem, com mais agilidade, o pessoal que já passou nos concursos.
“A Caixa informou que vai continuar contratando mais gente este ano e que, inclusive, vai criar uma nova comissão de auxiliar de atendimento ainda este semestre para trabalhar em todas as agências. Dissemos que esta nova função é muito boa, mas alertamos que o banco não pode, com esse funcionário, expulsar o cliente das agências. Quem vai à Caixa pode até ser orientado a utilizar outros canais, mas nós, do Sindicato, defendemos que os clientes usem o atendimento das agências”, afirma Jaqueline.
A Caixa informou que abrirá nove agências ainda este ano e que, por isso também, haverá mais contratações. As novas unidades ficam em Moreno, Ponte dos Carvalhos, Candeias, Ibura, Avenida Norte, Shopping Rio Mar, Madalena, Peixinhos e Mascarenhas de Moraes.
O Sindicato questionou ainda sobre os prazos para a mudança da agência Cais do Apolo. A Superintendência informou que a unidade vai permanecer no local pelos menos até o começo do ano que vem.
A próxima rodada de negociação entre o Sindicato e a Superintendência da Caixa está marcada para o dia 6 de fevereiro, quando o superintendente Paulo Nery já terá voltado das férias. Na reunião desta terça-feira, Nery foi substituído por João Carlos Leitão, que contou com o auxílio da gerente administrativa Simone Nunes.
Pelo Sindicato, além de Jaqueline, participaram da reunião os diretores Anabele Silva e Justiniano Júnior.