O banco Itaú foi o
líder de reclamações recebidas pelo Procon do Recife no mês
passado. Foram 25 queixas abertas pelos usuários em dezembro,
sobretudo por cobranças indevidas e má prestação de serviço. O
Santander ficou em sexto lugar, com 14 reclamações.
Para a
presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, um dos principais fatores
que geram as reclamações dos clientes dos bancos é o péssimo
atendimento. “Isso é causado pela falta de funcionários. Os
clientes ficam horas na fila e não têm atendimento decente porque
não há bancários suficientes. Além disso, os bancos abusam e
desrespeitam seus clientes com cobranças indevidas, que são um
verdadeiro roubo”, diz.
Ao todo, o Procon do Recife
registrou 161 queixas em dezembro. Além do Itaú e Santander, outras
empresas citadas durante o período foram: Oi, com 23 queixas; Eletro
Shopping (21); Hipercard (19); Bompreço (16); Celpe (12); Insinuante
(11); Samsung e Claro, ambas com 10 reclamações cada.
O
Procon-Recife funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na
Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby. O serviço também está
disponível para orientação ao consumidor pelo telefone
0800-281-1311 ou via Internet (procon@recife.pe.gov.br).
Para
facilitar o atendimento, o cidadão deve levar toda a documentação,
como nota fiscal, contrato, ordem da carta de cobrança e propaganda,
conforme o caso.