Os bancos lideram o ranking das marcas mais valiosas do país, superando
grandes empresas como Petrobras, Vivo e Casas Bahia. Segundo avaliação
da Brand Finance/Superbrands, divulgado pela Agência Estado no último
sábado, dia 26, das dez maiores marcas do mercado brasileiro, cinco são
de grandes bancos.
Os três primeiros lugares da lista são ocupados, na ordem, por Bradesco,
Itaú e Banco do Brasil. O Santander está na sétima posição e a Caixa
Econômica Federal, na décima.
Entraram no levantamento 130 empresas, mas os dez primeiros lugares são
ocupados pelo setor financeiro, de varejo e de telefonia, além da
Petrobras. O ranking será divulgado ao mercado nesta terça-feira, dia
29.
Segundo a Brand Finance/Superbrands, a soma dessas dez primeiras marcas
chega a R$ 320 bilhões, o que representa um aumento de 16,4% em 2011, em
relação ao ano passado. O valor da marca Bradesco, que lidera a lista
pelo sexto ano consecutivo, chegou a R$ 31,2 bilhões.
A novidade este ano foi a entrada do Santander que, pela primeira vez,
aparece entre os 10 primeiros colocados, uma consequência da
incorporação do Banco Real pela instituição financeira espanhola.
Metodologia
O ranking levou em conta fatores técnicos e outros mais subjetivos. A
pesquisa ouviu 16,3 mil pessoas em nove capitais, entre elas São Paulo,
Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Foram avaliados 35 indicadores, como o valor de mercado da empresa, a
taxa de crescimento histórica e estimada das vendas e o Índice de Força
da Marca. Esse último é obtido a partir de avaliações de vários pontos:
preço do produto ou serviço da empresa, marketing, canal de
venda/atendimento, governança corporativa e serviços no pós-venda, entre
outros.