Entidades
de defesa do consumidor em todo o mundo, incluindo o Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), enviaram ao G-20 uma carta
em que pedem aos líderes do grupo que apoiem a criação de uma nova
organização internacional para defender a proteção dos
consumidores financeiros nos bancos e na concessão de crédito.
No
documento, as entidades apontam ainda que as propostas em discussão
no grupo das 20 maiores economias se mostram deficientes nas questões
relacionadas à proteção dos consumidores de serviços financeiros,
além de não incluir referências explícitas em apoiar a adoção
de padrões mínimos de qualidade para tais produtos.
Em
setembro do ano passado, a Consumers International (CI) – federação
que engloba entidades de defesa do consumidor em todo o planeta –
lançou uma campanha mundial, pedindo ao G-20 que tome medidas
urgentes para apoiar a defesa dos consumidores financeiros.
Como
resultado da campanha, os líderes do grupo, que se reuniram em Seul,
pediram ao Conselho de Estabilidade Financeira informações sobre
alternativas para a melhora da proteção do consumidor, e as
propostas serão apresentadas durante as próximas semanas para os
líderes de ministros das Finanças do G-20.
No Brasil, em
carta enviada pelo Idec ao Ministério da Fazenda, o Instituto fez
suas considerações , destacando a importância dos requerimentos
feitos aos líderes do G-20, como um primeiro passo para a resolução
dos problemas relativos à proteção dos consumidores de serviços
financeiros.