A Diretoria de Gestão de Pessoas (Depes) da Caixa Econômica Federal
divulgou na segunda-feira, dia 25 de julho, a todas as unidades da
empresa, os critérios negociados com a Contraf-CUT, federações e
sindicatos, assessorados pela Comissão Executiva dos Empregados
(CEE/Caixa), na mesa das negociações permanentes para a promoção por
mérito do ano-base 2011.
Pela metodologia negociada para a promoção por mérito, a ascensão de
nível fica assegurada a todos os empregados que obtiverem, no mínimo,
nota 8,2 de avaliação, com base em uma linha de corte. Os que atingirem
essa nota mínima terão um delta de promoção. Haverá ainda uma
classificação nacional e os empregados mais bem colocados poderão obter
um segundo delta, até atingir 1% do orçamento.
Para Jair Pedro Ferreira, coordenador da CEE/Caixa e vice-presidente da
Fenae, “o critério de linha de corte dá igualdade de condições para
todos e garante que todos os bancários tenham a possibilidade de receber
ao menos um delta, o que não acontecia no modelo anterior”.
Essa sistemática da promoção será realizada nos meses de janeiro e
fevereiro de 2012, pelas mesmas regras aplicadas para o ano-base 2010. A
avaliação seguirá critérios objetivos e subjetivos, correspondendo,
respectivamente, 60% e 40% da pontuação final do empregado.
Nos critérios objetivos, a Frequência representará sete pontos, a Trilha
Fundamental, dois e o PCMSO, um ponto. Os empregados que cumprirem 90%
ou mais da Trilha Fundamental receberão a pontuação máxima (dois
pontos). Abaixo de 90%, o fator será pontuado proporcionalmente ao
percentual da conclusão da Trilha. Exemplo: se o empregado completar 65%
dos passos, receberá 65% da pontuação – 1,3 pontos.
Nos critérios subjetivos serão considerados dois fatores fixos e dois
fatores variáveis. Os fatores fixos são: Atendimento ao Cliente e Foco
no Interesse Público. Os dois fatores variáveis poderão ser escolhidos
entre os seguintes: Capacidade de Solucionar Problemas; Conhecimento do
Trabalho; Disposição para Mudanças; Iniciativa e Criatividade;
Relacionamento Pessoal; e Atitude Colaborativa no Trabalho.
Foi mantida também a forma de cálculo para a apuração da pontuação final
do empregado. O método será cruzado, contemplando auto-avaliação,
avaliação entre os colegas (cada empregado será avaliado por dez pessoas
que serão escolhidas de forma aleatória) e avaliação pelo gestor da
unidade. O mesmo método será aplicado para avaliar o gestor.
O detalhamento das regras e as orientações do processo de avaliação
constam em cartilha disponível no endereço www.sudhu.mz.caixa, opção
“Promoção por Mérito”.
Avaliação – Como resultado do negociado entre trabalhadores e banco em comissão
paritária específica, as regras divulgadas pela Caixa incluem muitas das
reivindicações dos bancários, mas apresentam pontos que podem ainda ser
melhorados.
A promoção por mérito é uma importante conquista da luta do movimento
dos empregados da Caixa, mas as entidades sindicais defendem que os
critérios de avaliação sejam definidos sempre no início de cada ano, de
modo a possibilitar que os trabalhadores tomem conhecimento com
antecedência dos itens pelos quais estão sendo avaliados. As entidades
representativas cobram da empresa a realização imediata de ajustes nesse
processo, para que o conjunto dos empregados passe a ser contemplado.