Santander e Itaú lideram ranking de reclamações de clientes no Banco Central

Santander e Itaú, bancos que
passaram por fusões, lideraram nos últimos meses o ranking de
reclamações no Banco Central. Em maio, o Santander teve 247
reclamações consideradas procedentes, equivalente a 1,15
reclamações por grupo de 100 mil clientes. Desse total, 103 queixas
foram relativas a débitos não autorizados na conta, enquanto 43
diziam respeito à segurança por conta de operações não
reconhecidas.

Em abril, foi a vez do Itaú liderar o ranking
do Banco Central com 148 queixas -0,67 por 100 mil clientes. No caso
do Itaú, a maioria das reclamações – total de 30 queixas – também
era sobre débitos não autorizados. O banco teve ainda outras 30
reclamações por conta da cobrança irregular de tarifas bancárias
por serviços.

A maior reclamação dos clientes no Banco
Central é sobre a ocorrência de débitos não autorizados na conta.
Em maio, foram registrados no Banco Central 251 casos de débitos não
autorizados, 80% mais do que os 140 apurados em abril.

Em
maio, também aumentou a ocorrência de reclamações por conta da
cobrança de tarifas irregulares. Foram 166 ocorrências em maio,
após 89 casos em abril.

Antes do prazo – Além de
débitos irregulares, os clientes reclamam dos bancos na hora de
tentar quitar débitos com antecedência. Muitos reclamam que não
conseguem sequer obter informação antes de partir para uma
negociação com o gerente sobre o assunto.

Para efetuar uma
reclamação, o cliente pode ir ao site do BC (www.bcb.gov.br) e
procurar a seção “Cidadão”.

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