O Sindicato e a Contraf-CUT participam na próxima
segunda-feira, dia 6, às 15h, em São Paulo, de nova rodada da mesa
temática de Terceirização com a Fenaban. A última negociação
aconteceu no dia 9 de maio. Na ocasião, os trabalhadores fizeram uma
série de questionamentos aos bancos para uniformizar o entendimento
das partes sobre o conceito de call center e quais atividades
efetivamente estarão no debate.
“Cada banco utiliza
termos diferentes para se referir às mesmas áreas. O que um chama
de call center, outro chama de telebanco, disk banco, telemarketing e
outras nomenclaturas. É preciso padronizar os termos para sabermos
que se está falando dos mesmos serviços”, salienta Miguel
Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da
Contraf-CUT.
Os bancários esperam que a Fenaban confirme a
informação que apresentou na reunião passada de que o centro do
debate serão todas as atividades do call center, cujos trabalhadores
acessem dados dos clientes. “Isso inclui atividades ativas e
receptivas, e já é um bom começo”, afirma Miguel.
De
acordo com o dirigente, somente após superar esta etapa de definição
dos conceitos “poderemos discutir os serviços propriamente
ditos, quantas pessoas estão envolvidas e finalmente chegarmos a uma
proposta de inclusão na categoria bancária”.