Bancos investem R$ 1 bilhão a mais em propaganda que em segurança

Os comerciais de TV, jornais, revistas e sites dos bancos vendem um
mundo maravilhoso. Sorrisos, ambiente agradável, felicidade,
acolhimento. Todas essas peças publicitárias custam muito. Os gastos com
propaganda das seis maiores instituições financeiras – Banco do Brasil,
Caixa Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Safra, e HSBC –
somaram em 2010 R$ 3,15 bi. Um montante gigantesco para vender um mundo
bem próximo do irreal.

“Não se trata de ser bom, mas de parecer ser bom”, afirma o diretor
executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Daniel Reis. “É um
caro tratamento publicitário utilizado para esconder o sofrimento a que
estão expostos os bancários na sua rotina diária, as filas que
atormentam os clientes, o descontentamento com o papel dessas
instituições e com as altas taxas de juro e tarifas cobradas.”

Precisar de tanta maquiagem talvez seja a razão de os bancos gastarem
com propaganda quase R$ 1 bilhão a mais do investem em segurança. Os
mesmos sete maiores utilizaram em 2010 R$ 2,25 bi para reduzir os riscos
a que estão expostos clientes e funcionários.

“E é importante destacar que parte significativa desse valor é investida
em segurança virtual, ou seja, na segurança do patrimônio, do dinheiro,
das transações feitas via internet. Os gastos com segurança física
deveriam ser muito maiores”, ressalta Daniel.

O dirigente, acompanhado da presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira,
levará esse debate à Mesa Temática de Segurança Bancária – que reúne
representantes dos bancários e dos bancos. A reunião está marcada para
esta quinta-feira 2 de junho. “Também queremos saber mais dos diretores
dessas instituições sobre a parceria com a Polícia Militar, que está
percorrendo os locais de trabalho.”

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