Débitos não autorizados continuam liderando o
ranking de reclamações contra os bancos. Em abril, de 795
reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 140 eram
sobre essa operação, que representou 17,61% do total.
Do
total referente a esse tipo de reclamação, 36 foram contra o
Santander, 30 contra o Itaú, 26 contra a Caixa Econômica Federal,
22 contra o Bradesco e 21 contra o Banco do Brasil. No mês, ainda
foram registradas quatro queixas contra o HSBC e uma contra o
Safra.
Em março, débitos não autorizados também estavam em
primeiro lugar do ranking, com 194 queixas, 18,50% do total de 1.049
reclamações procedentes contra todos os bancos daquele mês.
Outras
reclamações – Já a reclamação com o segundo maior número de
incidência foi a que se refere à cobrança irregular de tarifas por
serviços não contratados, com 89 ocorrências – ou 11,20% do
total.
Neste caso, as instituições que mais tiveram
reclamações desse tipo foram Banco do Brasil, com 47 reclamações;
Bradesco, com 16 queixas; Caixa Econômica Federal, com 8
reclamações; Santander, com 7; Itaú, com 6 reclamações e Safra,
com duas queixas. Citibank, Banrisul e Mercantil do Brasil ficaram
empatadas com uma reclamação procedente sobre cobrança irregular
de tarifas.
Em terceiro, com 85 reclamações, ficaram as
queixas sobre a Circular 3289, que trata do descumprimento de prazo.
Elas representaram 10,7% do total.