Campanhas sobre hipertensão tomam conta das redes sociais

Com objetivo de alertar a população
brasileira para o cuidado com a pressão alta, a Sociedade Brasileira de
Hipertensão (SBH) lança hoje (26/4), no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão,
um aplicativo no Facebook, chamado ”Menos Pressão”, que incentiva a
gente a ter menos pressão neste corre-corre que levamos.

Esta é a
logomarca da campanha assinada pela SBH

Outra ação, já conhecida por muita gente
que busca informações sobre saúde e bem-estar na internet, é a campanha
“Eu sou 12 por 8″ (www.eusou12por8.com.br), criada pela Sociedade
Brasileira de Cardiologia (SBC) para conscientizar a população sobre os
benefícios da manutenção da pressão sanguínea em níveis
adequados. Celebridades como Ronaldo (Fenômeno), Carolina Ferraz, Ney
Matogrosso e Guilhermina Guinle são embaixadores da iniciativa. A
campanha está no Facebook, no Twitter (@eusou12por8) e no Orkut.

Ronaldo é
um dos embaixadores de campanha promovida pela SBC

Já o aplicativo ”Menos Pressão”, criado
pela SBH, remete a uma brincadeira entre amigos, capaz de incentivar
cada internauta a dar dicas relacionadas à qualidade de vida de uma
maneira sutil e lúdica. A ideia é mostrar que pressão em excesso não faz
bem e que atitudes como adoção de uma vida com menos estresse, hábitos
alimentares saudáveis e prática de atividades físicas podem ajudar a
“aliviar a pressão do dia a dia”.

Através do aplicativo, os amigos podem
dar conselhos. Por exemplo, pode-se enviar uma mensagem dizendo: “Ei,
você precisa de menos pressão, que tal sair de férias? Que tal namorar
mais? Andar de bicicleta no parque?”.

A intenção não é dar conselhos em tom de
recomendação médica, mas uma dica de amigo para amigo. E, claro, tudo
isso está alinhado às alterações de hábitos saudáveis, que auxiliam na
prevenção e tratamento da hipertensão.

Além da presença no Facebook, a campanha
da SBH também estará no Twitter (@menospressao) e em ações pelo País
que acontecem hoje, quando médicos incentivam a população a trocar o
fast-food pela alimentação saudável, além de fazerem medição da pressão
arterial e palestras.

“A intenção é que a população se
conscientize de que a hipertensão é uma doença silenciosa e que atinge
cerca de 30% dos brasileiros em idade adulta”, explica a presidente da
SBH, Maria Claudia Irigoyen. “As consequências podem ser evitadas, desde
que os hipertensos conheçam sua condição e se mantenham em tratamento.”

Dados do Ministérios da Saúde mostram
que a doença atinge mais de 50% da população idosa e que está presente
em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Além disso, a enfermidade é
responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral
(AVCs) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Também hoje (26/4), às 11h30, em
Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia novos números
da hipertensão no Brasil. O anúncio será transmitido ao vivo pela Web
Rádio Saúde (clique aqui e ouça ao vivo)
.

* Clique aqui e leia o bate-papo do Casa Saudável com o
cardiologista Hilton Chaves. Na entrevista, ele nos ajuda a compreender
detalhes sobre a hipertensão

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Sandra Trajano  Jornalista ResponsávelBeatriz Albuquerque • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer Bruno Lombardi