Atento ao
acirramento da concorrência do setor de cartões, com a estreia da
bandeira Elo, o Itaú Unibanco iniciou uma reestruturação na
Itaucard, divisão que comanda a área de cartões. Para isso,
contratou a consultoria Galeazzi & Associados para comandar o
processo, segundo apurou a reportagem do Valor.
A primeira
grande transformação ocorreu na semana passada, com a demissão de
pelo menos três diretores da Itaucard e remanejamento de executivos
para outras áreas.
Deixou a empresa o diretor-executivo Ivo
Luiz Vieitas, presidente da Hipercard, cartão private label que
nasceu na rede de supermercados Bompreço, do Nordeste, e virou uma
bandeira amplamente explorada pelo Itaú para acessar a população
de menor renda. Vieitas comandava a operação como principal
executivo desde 2004, quando o Unibanco adquiriu a Hipercard da rede
de varejo, enquanto a americana Walmart comprou a rede varejista.
A
marca Hipercard reúne as atividades de emissor, por meio do Banco
Hipercard, bandeira e credenciamento de lojistas – essa última
atividade recentemente passou a ser desempenhada pela Redecard,
também do grupo Itaú Unibanco. A Hipercard está debaixo da
Itaucard, comandada por Márcio Schettini, executivo oriundo do
Unibanco e hoje um dos vice-presidentes do conglomerado.
Segundo
apurou o Valor, também teria deixado a empresa o executivo Carlos
Henrique Zanvettor, responsável pela área de cartões de não
correntista. Por conta das diversas parcerias com o varejo – Pão de
Açúcar, Lojas Marisa, Lojas Americanas, Ponto Frio e Magazine Luiza
-trata-se de uma base relevante.
Para se ter uma ideia da
importância da área de cartões no Itaú Unibanco, na carteira de
crédito pessoa física, o segmento tinha ao fim do ano passado a
segunda maior participação no bolo de ativos, com R$ 34,9 bilhões.
Nas receitas de prestação de serviços, os cartões lideraram a
arrecadação em 2010, com R$ 6,6 bilhões.
Até o fechamento
desta reportagem, a assessoria de imprensa do Itaú Unibanco
confirmou apenas a saída de Ivo Vieitas. Procurados, os executivos
da Galeazzi & Associados não comentaram o tema.
De acordo
com executivos que conhecem a operação da Itaucard, um dos
objetivos do Itaú Unibanco é fazer a divisão de cartões ser mais
eficiente e acelerar o ritmo de crescimento da Hipercard. Em tese, é
a bandeira que teria condições de rivalizar com o Elo, bandeira
recém-criada e que tem emissão conjunta de Bradesco, Banco do
Brasil e Caixa Econômica Federal.
Só que um acordo de
exclusividade com o Walmart impede que o Hipercard seja aceito em
estabelecimentos concorrentes. Esse é um dos obstáculos para que o
Hipercard, já capturado pela Redecard, seja um cartão de
abrangência ampla em território nacional. Para isso mudar, o acordo
teria que ser revisto.
Hoje, a Hipercard detém cerca de 7% de
participação do mercado. A bandeira é forte sobretudo no Nordeste,
onde concentra aproximadamente 20% do mercado.
As mudanças na
área de cartões no Itaú não se restringem à Itaucard. Na
Redecard, agora sob o comando de Claudio Takashi Yamaguti, também há
alterações. Dentro de um plano de reestruturação para dar mais
“foco ao cliente”, deixaram a empresa os diretores Claudio
Oliveira, que comandava a área de grandes contas; Ramon Gomez,
responsável pelo varejo, e, Alessandro Raposo, de marketing e
produtos. Yamaguti foi nomeado em fevereiro, mas seu antecessor,
Roberto Medeiros, permaneceu no cargo até o fim do mês passado para
a transição.