
Articulado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o Projeto de Lei 072/24, que dispõe sobre os equipamentos de segurança nas instituições bancárias, foi aprovado pela Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão, no interior de Pernambuco, nesta quarta-feira (19). A proposta apresentada pelo vereador André Carvalho (PDT), a pedido da entidade sindical, garante mais segurança para os bancários e a população que circula nas unidades bancárias.
O plenário contou com a presença de dirigentes do Sindicato dos Bancários e do Sindicato dos Vigilantes, que se uniram para cobrar dos vereadores a aprovação da lei municipal.
“Para reduzir despesas por meio da redução de itens de segurança, os bancos alegam que em unidades de negócio, que é um novo modelo de banco, não existe fluxo de dinheiro. Mas, isso é uma falácia. Pois, mesmo que não tenha cofre, o autoatendimento tem guarda e movimentação de um volume grande de dinheiro. Além disso, os dispositivos de segurança não devem preservar apenas o patrimônio, mas principalmente a vida das pessoas, bancários e bancárias e clientes, que inclusive são os responsáveis pela alta lucratividade dos bancos”, afirma o dirigente bancário, João Rufino.
Entre os equipamentos previstos pelo PL 072/24, estão Portas Giratórias com Detector de Metais – PGDM, Guarda Volumes e vigilantes. “Sem a porta com detector de metais e a presença de vigilantes armados, vidas estarão em risco, seja em qual for a agência, com ou sem tesouraria, independentemente de como os bancos prefiram denominá-las. Além disso, a falta de segurança cria um ambiente de medo, prejudicando a saúde mental da categoria, que já está comprometida pelas pressões sofridas no local de trabalho”, pontua o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
Em caso recente, registrado no Boletim de Ocorrência 24E0097003239, numa das unidades do Bradesco (Boa Viagem) que removeu a porta giratória, os bancários e clientes foram alvo de assalto, com arma de fogo. Esse é apenas um exemplo da ameaça que representa a fragilização da segurança bancária.
“Agradecemos à Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão, no nome do autor do PL, André Carvalho, pela aprovação da lei, mostrando o compromisso dos vereadores com a proteção à população do município”, afirma dirigente do Sindicato, Bruno Maia.