
(Covid-19) no Brasil e das filas que se formam nas portas das agências
da Caixa por conta do pagamento o auxílio emergencial, Confederação
Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), assessorada
pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal
(CEE/Caixa), enviou um ofício na noite desta sexta-feira à direção da Caixa para reiterar algumas
reivindicações que já haviam sido feito no documento enviado no dia 16
de abril.
Entre as requisições está a imediata contratação dos
aprovados que constam do cadastro reserva do concurso de 2014, bem como a
efetivação dos empregados admitidos na Caixa por via de liminar ou de
decisão judicial não transitada em julgado. “A efetivação dos colegas
que já trabalham na empresa bem como a contratação de novos empregados
ajudaria a dar folego no atendimento e consequentemente proporcionaria
melhor condições de trabalho para todos. É pauta nossas essas
contratações. E temos o slogan: Mais empregados pra Caixa, mais Caixa
para o Brasil”, enfatiza Fabiana Uehara Proscholdt, secretária da
Cultura e representante da Contraf-CUT nas negociações com o banco.
A
Contraf-CUT cobra também maior planejamento quanto ao atendimento nas
agências, além do funcionamento adequado do aplicativo do auxílio
emergencial. “É necessário que a Caixa articule a logística de
atendimento e solicite a descentralização do pagamento do auxílio
emergencial, além de estabelecer o calendário de pagamento da segunda
parcela do auxílio emergencial”, justifica Fabiana que também é
empregada da Caixa. “Outras articulações locais poderão garantir maior
planejamento e melhorar as condições de atendimento na Caixa, com postos
de triagem e distribuição de senhas, tendas, policiamento preventivo,
banheiros químicos, dentre outras iniciativas a possibilitar o melhor
acolhimento da população”, completou.
Outra reivindicação é que
que o seguro-desemprego e o benefício emergencial de preservação do
emprego e renda sejam creditados em conta corrente. O texto repassa
ainda as denúncias de falta de numerários em diversas agências.
A Confederação lembra também que, nos termos da legislação vigente, o
trabalho realizado em feriados deve ser remunerado em dobro. E, quanto à
jornada de trabalho, é imprescindível que a Caixa emita orientação aos
empregados e aos gestores para o adequado registro de ponto. “A Caixa
necessita reconhecer e respeitar os(as) empregados(as), que se arriscam
nos atendimentos e se esforcem a melhor atender as demandas
extraordinárias do COVID-19, assim, solicitamos que todas as horas
extras realizadas por esses empregados sejam remuneradas em 100%”,
finaliza Fabiana.