Lançamento da campanha #acaixaétodasua reúne bancários e movimentos sociais no Recife (PE)

Em Pernambuco, o lançamento da campanha #acaixaétodasua aconteceu nesta terça-feira (26), em frente à agência da Caixa – Ilha do Leite, e contou com a participação de representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef/PE) e de movimentos de luta por moradia. 
A presidenta do Sindicato dos Bancários, Suzi Rodrigues, enfatizou que a luta dos bancários não é apenas pela garantia de direitos da categoria, mas sobretudo de toda classe trabalhadora e da população em geral. “A Caixa é nossa! É através deste banco que os benefícios chegam até a população, proporcionando condições mais humanas de vida para os mais pobres. Precisamos defender nossos direitos, sobretudo os programas sociais que atendem à população mais carente, como o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família e tantos outras que vão fazer falta caso a Caixa seja privatizada. Não vamos permitir que o governo Bolsonaro desmonte as empresas públicas”, comenta Suzi.
Em Pernambuco, por exemplo, 92 agências espalhadas pelo estado são responsáveis pelo pagamento do Bolsa Família de mais de 1,12 milhão de famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda de acordo com a folha de pagamento de novembro.
Sérgio Takemoto, vice-presidente da Fenae, aponta que a venda de setores lucrativos da Caixa irá enfraquecer o banco. “Estamos, junto com outras entidades, realizando este lançamento em todo o País. Estamos aqui para denunciar os ataques e o fatiamento que o governo Bolsonaro vem praticando contra Caixa, ameaçando vender cartões, seguros, e tantos outros meios lucrativos do banco. Não podemos permitir que isto aconteça. A venda desses pontos importantes da Caixa significa o enfraquecimento dessa nossa empresa. Todos nós precisamos levantar essa bandeira e defender esse nosso patrimônio Público, enfatiza Takemoto.
Durante atividade, panfletos informativos foram distribuídos para os clientes do banco e para os transeuntes que pararam para acompanhar o ato público. A atividade recebeu reforço de mais de 300 pessoas integrantes do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLN) e do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). 
Para o presidente da Apcef/PE, Paulo Moretti, defender a Caixa é fundamental para o povo brasileiro. “A Caixa é o principal agente de políticas públicas do governo Federal, é o banco da habitação, do trabalhador, da poupança, é o banco que hoje faz a inclusão social. Por isso, precisamos defender essa empresa. A Caixa é nossa, de todo o povo brasileiro”, ressalta Moretti.
A secretária de Bancos Públicos do Sindicato e empregada da Caixa, Cândida Fernandes, reforça o convite. “Esperamos as empregadas e empregados da Caixa nesta atividade de defesa do único banco 100% público do País. A Caixa tem mais de 150 anos e está sendo sucateada por este governo, que é comandado por banqueiros da iniciativa privada. Vamos defender a Caixa e o papel social fundamental que ela desempenha para o desenvolvimento do Brasil e dos brasileiros”, conclui.
SEMINÁRIO
A agenda de lançamento da Campanha seguiu na noite da terça-feira, no auditório do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Na ocasião, compuseram a mesa a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues; o presidente da APCEF/PE, Paulo Moretti; o vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto; a secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes; o integrante do MLB, Kleber Santos; e a secretária-Geral do Sindicato, Sandra Trajano.

“Privatizar a Caixa significa acabar com programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, e é uma ameaça ao FGTS, patrimônio dos trabalhadores que foi adquirido com muita luta. Isso tudo não pode ser acabado de uma hora para outra, para atender aos interesses dos ricos, do capital privado”, destaca Kleber Santos.

Como foco do debate, a mobilização dos empregados da Caixa foi apontada pelos dirigentes como estratégia necessária para garantir o fortalecimento do banco 100% público. A proposta é que os bancários comprometam-se com a Campanha e dialoguem com os usuários do banco dentro dos locais de trabalho.
“A Caixa é uma empresa fundamental para que o nosso País cresça, tenha educação, saneamento. Então, o objetivo desta campanha é despertar a sociedade e cada empregada e empregado da Caixa para fazer valer a resistência contra o desmonte deste banco”, conclui Suzi. 

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