Em Pernambuco, Sindicato lança Campanha Nacional #ACaixaétodasua

Diante das tentativas de privatização dos bancos públicos e demais estatais e, sobretudo, dos futuros prejuízos para população, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco lança, no dia 26 de novembro, a campanha nacional #ACaixaétodasua. Para marcar o início da campanha, às 11h, será realizado um ato público em frente à agência Caixa – Ilha do Leite, com a presença de movimentos de luta por moradia. À noite, a partir das 19h, acontece o Seminário de Lançamento da Campanha em defesa da Caixa, no auditório da sede, com a presença de dirigentes do Sindicato, dos empregados da Caixa e do vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto.
Idealizada pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa (Contraf-CUT, Fenae, CUT, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, UGT, Fenag, Fenacef, Advocef, AudiCaixa, Aneac), o objetivo da Campanha é alertar os empregados do banco e a população de um modo geral, sobre os riscos da venda de parte da empresa. Os programas sociais como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família estão ameaçados, já que grande parte do lucro arrecadado pelo banco é transferido para estas ações.
Para presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues, a venda da Lotex não esconde a intenção do governo de descapitalizar a Caixa para justificar o processo de privatização. “Não podemos deixar que o atual governo, à serviço do capital, prejudique as brasileiras e os brasileiros, em especial os mais carentes. Vender o patrimônio público só traz consequências negativas para a população e para soberania do País. Sem a Caixa, por exemplo, investimentos importantes nas áreas de educação, saúde, saneamento e infraestrutura serão afetados. Precisamos reagir e nos unir contra mais estes ataques”, destaca Suzi.
Áreas estratégicas da Caixa realizam o financiamento da casa própria, a operação de toda a área social, como benefícios ao trabalhador, acesso a produtos e serviços por meio da bancarização, Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), entre outros. Pela Caixa Econômica, desde 2009, através do programa de habitação, já foram mais de 4 milhões de unidades financiadas para população, totalizando um investimento de R$ 105 bilhões e que já beneficiou aproximadamente 16 milhões de pessoas.
A campanha lançada pelo Sindicato pretende mostrar para a sociedade que vender a Caixa, atualmente único banco 100% público do Brasil, compromete sua função social e o desenvolvimento do País. “Com a venda dessas áreas e a retirada do FGTS da Caixa, o Brasil todo perde. Mas a população de baixa renda é a que será mais prejudicada com o fim do seu acesso ao sistema financeiro, ao crédito, à poupança e a outros serviços”, afirma a secretária de Bancos Públicos e empregada da Caixa, Cândida Fernandes.

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