
Nos dias 13 e 14 de agosto, uma delegação de mulheres do Sindicato dos Bancários de Pernambuco participará, em Brasília (DF), da maior ação estratégica protagonizada por mulheres na América Latina: a Marcha das Margaridas.
Em sua 6ª edição, o lema da Marcha das Margaridas 2019 é “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. Desde o ano 2000, a cada quatro anos, mulheres do campo, das florestas e das águas, em parceria com movimentos sindicais e sociais, marcham contra a exploração, a dominação e todas as formas de violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.
“A Marcha das Margaridas é a maior ação de mulheres da América Latina. Vamos marchar contra a reforma da Previdência, em defesa da soberania alimentar, pelo fim da violência sexista e pela garantia de direitos e da democracia no Brasil”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.
A programação inicia no dia 13, com sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados; Mostra de Saberes e Sabores; atividade formativa; e ato político-cultural. No dia 14, as margaridas marcham do Pavilhão do Parque da Cidade em direção à Esplanada dos Ministérios.
A secretária da Mulher do Sindicato, Eleonora Costa, reforça a luta das mulheres pela garantia conquistas históricas. “A Marcha das Margaridas é um importante momento de luta pelos nossos direitos e contra os retrocessos. Vamos nos unir a milhares de mulheres, fortalecendo a mobilização, na busca por visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena”, conclui Eleonora.