Neste dia 8 de dezembro, o Sindicato dos Bancários de
Pernambuco realizou uma panfletagem em defesa dos bancos públicos durante a
festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A ação concentrou-se no Largo
Dom Luiz, principal acesso ao Morro da Conceição, em Casa Amarela, por onde
circularam cerca de 300 mil pessoas.
A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues,
dialogou com a população sobre a ameaça de privatização da Caixa Econômica
Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. “Toda hora é hora de lutar por um
Brasil melhor. E, teremos um Brasil melhor, se tivermos bancos públicos fortes.
Aqui no Morro da Conceição, recebemos muito apoio da população, porque estamos defendendo
programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Prouni, Bolsa Família, além da
agricultura familiar e do microcrédito”, afirmou.
A atividade acontece um dia após uma grande vitória do
Sindicato e de todos os brasileiros. Isso porque ontem (7), na reunião do Conselho de Administração, a transformação
da Caixa em Sociedade Anônima foi retirada da pauta de votação, mantendo o
banco 100% público.
Apesar do resultado
positivo da reunião, a luta deve continuar, pois o governo golpista de Temer
não tem medido esforços para atacar as empresas estatais do país. “Não podemos
deixar que os bancos públicos sejam privatizados. São eles que fomentam a economia
brasileira e têm políticas sociais voltadas para a população mais pobre. Por
isso, vamos continuar com essa grande campanha em defesa dessas instituições
financeiras públicas”, ressaltou o diretor do Sindicato, Fabiano Moura.
Bancários da base, como Valter
Vasconcelos, funcionário do Itaú, também participaram da ação. “É muito importante,
mesmo eu sendo de um banco privado, que a gente venha lutar pela nossa
categoria e pelo patrimônio do povo brasileiro. O que está acontecendo é um grande
desmonte, mas vamos resistir”.
A iniciativa do Sindicato em defesa dos bancos públicos
inclui, além da panfletagem, a realização de audiências públicas sobre o tema; rodas
de diálogo com a categoria nas unidades de trabalho; campanha contra a
privatização em outdoors, outbus e inserções na rádio; e a distribuição de
adesivos para carros e camisas com o slogan da campanha.