Continuam protestos em agências do Bradesco

A luta em defesa do emprego dos funcionários do Bradesco e do HSBC, a cada dia, ganha mais força. Nesta quarta-feira, dia 22, diretores do Sindicato dos Bancários de Pernambuco visitaram as agências do Bradesco da Avenida Conde da Boa Vista, Capibaribe e Praça Maciel Pinheiro e a Agência Centro do HSBC, localizadas no Bairro da Boa Vista. Os dirigentes sindicais estiveram ainda na unidade do Bradesco localizada na Rua da Concórdia, no Bairro de São José. 
Durante as vistas os sindicalistas dialogaram com bancários e clientes sobre as demissões dos trabalhadores. Uma esquete teatral foi utilizada para retratar de forma lúdica a situação de apreensão vivida nas agências pelos bancários dos dois bancos com o processo de compra do HSBC por parte do Bradesco. Também foi distribuída uma carta aberta aos clientes falando sobre a compra do HSBC e as prováveis consequências para clientes e funcionários. 
O secretário de Bancos Privados do Sindicato, Adeílton Filho, destaca que a entidade irá continuará organizando protestos e mobilizações nas agências de toda a região metropolitana do Recife e que a luta precisa ser unificada. 
“Num processo como este que está acontecendo com o Bradesco e o HSBC não há nenhuma garantia para os trabalhadores de nenhum dos lados. O banco tenta jogar com a apreensão das pessoas para tirar proveito e tentar desmobilizá-las. O momento é mais do que nunca de união. Por isso temos que nos manter fortes e lembrar que o nosso colega é nosso aliado e não nosso concorrente ”, alerta Adeílton.
O dirigente bancário falou ainda que o Sindicato também está atuando em outras frentes para tentar barrar o processo de demissões no Bradesco. “Quando não conseguimos evitar que as demissões ocorram, nossa luta se concentra na tentativa de reintegração. Nos últimos dois meses reintegramos doze companheiros do banco demitidos injustamente”, conclui.
   
Vale ressaltar que só este ano, 41 funcionários do Bradesco foram demitidos, em Pernambuco. Em todo Brasil, apenas no primeiro trimestre de 2016, o  banco já eliminou 1.466 postos de trabalho. No levantamento anual, os cortes somam 3.581 empregos a menos, entre março de 2015, e o mesmo período deste ano.
Em oito de julho, o CADE ( Conselho Administrativo de Defesa Econômica), aprovou a aquisição de 100% do capital do HSBC Brasil pelo Bradesco. Mas apesar da insistência do movimento sindical, não incluiu nenhuma orientação relativa à manutenção dos postos de trabalho no processo de fusão.
A atividade de hoje realizada no Recife coincide com a negociação entre a direção do Bradesco e as Comissões de Organização dos Empregados (COE) dos dois bancos. A reunião acontece nesta quarta-feira, 22, na sede do Bradesco, em Osasco,  São Paulo e conta a participação da Presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.  

Mais de um mês de mobilizações 
Desde o mês passado o Sindicato vem realizado uma série de mobilização para denunciar o processo de demissões que estás ocorrendo no Bradesco e que pode se acentuar com a incorporação do HSBC. 
No dia 18 de maio a entidade realizou protesto em frente à agência do Bradesco do Derby, que teve suas atividades paralisadas das 10h ao meio dia. Uma semana depois a agência Olinda, localizada na Av. Getúlio Varga, ficou fechada durante todo o expediente. 
Para unificar a luta nos dois banco o Sindicato realizou, no último dia do mês passado,  o retardamento, em duas horas, da abertura das agências do Bradesco da Paissandu e do HSBC da Agamenon Magalhães.
As atividades continuaram durante este mês. No dia 8 o Sindicato concentrou suas ações nas unidades do banco na Conselheiro Aguiar, Ilha do Leite,  Encruzilhada e na Conde da Boa Vista. No dia seguinte um ato no Bradesco, localizado na Avenida Barão de Lucena, no Centro de Jaboatão,  retardou as atividades da agência até às 12h. 
Em 15 de junho foi a vez das agências do do Bradesco de Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Paulista, receberem a visita dos dirigentes bancários. A mobilização continuou no dia 16 com o fechamento por um dia da a agência Imbiribeira.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Sandra Trajano  Jornalista ResponsávelBeatriz Albuquerque • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer Bruno Lombardi