Queixas sobre caixas eletrônicos que não liberam o valor sacado são recorrentes


tentou realizar um saque em caixa eletrônico e o valor, mesmo
descontado da sua conta, não sai da máquina? Você não está
sozinho. Queixas sobre valores não liberados por terminais de
autoatendimento, ou liberados de forma incompleta, são recorrentes
no site Reclame Aqui. Uma busca pelos termos “saque” e “caixa
eletrônico” no site, que reúne reclamações de consumidores
contra diversas empresas, aponta problemas com os terminais
Banco24Horas (221), Bradesco (185), Itaú (169), Banco do Brasil
(141), Caixa (85), Santander (79) e HSBC (25).

Como
proceder – 
A
economista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
Ione Amorim orienta que, quando o saque não for liberado pelo caixa
eletrônico ouo  valor vier incompleto, o usuário deve entrar
em contato imediatamente com o banco.

“Nestes casos, que têm
aumentado bastante já há algum tempo, o cliente tem que entrar em
contato com o SAC do banco para que a falha seja investigada. Quanto
mais rápido for feito o contato, mais rápida será a apuração e
solução. Se for uma falha sistêmica do equipamento, irá se
repetir também com outros clientes. Além disso, o consumidor deve
verificar o número do terminal de autoatendimento, munindo-se do
maior número de provas”, explica.  

De acordo com a
Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), se o problema não for
solucionado por intermédio dos canais de atendimento dos bancos em
cinco dias, deve ser encaminhado à ouvidoria da instituição, que
terá 15 dias para dar uma reposta conclusiva ao cliente.

“Caso
o banco alegue que não houve falha no equipamento e que a transação
transcorreu normalmente, o consumidor deve registrar, ao mesmo tempo
em que recorre à ouvidoria da instituição, uma queixa no Banco
Central e também procurar o Procon, que irá orientá-lo para
ingressar com uma ação no juizado especial de pequenas causas”,
orienta Ione Amorim. 

“É
importante alertar ainda os clientes para que fiquem atentos às
tentativas de fraudes praticadas por terceiros nos terminais de
autoatendimento antes de realizar qualquer transação. Verificar se
o caixa eletrônico não apresenta alguma característica que fuja da
normalidade”, acrescenta a economista do Idec.

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