O Comando Nacional dos
Bancários entregou na última quinta-feira (14) a pauta específica
de reivindicações dos funcionários ao presidente do Banco do
Nordeste do Brasil (BNB), Nelson Antônio de Souza, em Fortaleza.
Os bancários de Pernambuco foram representados na reunião
pelo diretor do Sindicato, Fernando Batata. Segundo ele, a primeira
rodada de negociação com o BNB ficou pré-agendada para a próxima
segunda-feira (25).
“Esperamos seriedade por parte do banco
nas negociações para que a gente possa construir uma proposta de
acordo que atenda as reivindicações dos bancários”, comenta
Batata.
Entre as principais reivindicações dos bancários do
BNB estão a implantação de novo PCR; ponto eletrônico para todos;
reformulação modelo de PLR para torná-la mais justa; e
democratização da gestão do BNB e da Camed e Capef.
Durante
a reunião, os representantes dos bancários exigiram o cumprimento
do acordo do ano passado referente ao vale-cultura, que o banco ainda
não implementou. “A Superintendência de Gestão de Pessoas do BNB
informou que o banco já entrou com processo de licitação para
implantar o vale-cultura. Pedimos ao BNB que pague o benefício
retroativo a 1º de janeiro, quando o vale-cultura entrou em vigor”,
conta Batata.
A pauta específica dos funcionários BNB
também reivindica a prevalência da meritocracia no processo de
concorrência para funções em comissão; combate à terceirização
e à extrapolação da jornada de trabalho; isonomia entre novos e
antigos funcionários; reintegração de demitidos na gestão Byron
Queiroz; e revisão do Plano de Funções para corrigir distorções
hoje existentes, principalmente nas áreas gerenciais.
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Confira a íntegra da pauta de reivindicações específicas do
BNB
Lucratividade alta – A entrega da pauta ocorreu no
mesmo dia em que o banco divulgou o balanço do primeiro semestre
deste ano. O BNB obteve lucro líquido de R$ 326 milhões, um
crescimento de 56,1% com relação a junho de 2013, que foi de R$ 200
milhões.
Segundo Batata, a lucratividade mostra que o banco
tem todas as condições de cumprir na íntegra da pauta de
reivindicações dos funcionários. “Os verdadeiros responsáveis
por este desempenho do banco são os bancários, que merecem ser
valorizados. Por isso, esperamos começar as negociações com o pé
direito”, afirma Batata, destacando que só as receitas de
prestação de serviços do BNB cobrem todas as despesas com pessoal.
“Ou seja, há muito espaço para o banco valorizar o
funcionalismo”, diz.