BB lidera ranking de reclamações de clientes em novembro no BC

O Banco do Brasil manteve em novembro a liderança do ranking de maior
registro de reclamações entre os bancos com mais de 1 milhão de
clientes. Segundo levantamento do Banco Central, houve registro de 346
queixas procedentes do BB. Em outubro, o BB também liderou o ranking,
com 321 contestações procedentes.

Após o BB aparecem Bradesco (310), Itaú (204) e HSBC (31). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17), em Brasília.

“Além das 346 reclamações procedentes, o BB apresenta outras 1.243
reclamações que não foram contabilizadas por não envolverem
descumprimento de normativos do Conselho Monetário Nacional ou do Banco
Central, mas que devem ser levadas em consideração”, afirma William
Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão
de Empresa dos Funcionários do BB.

“Os bancários têm se esforçado para atender bem e fazer do BB um banco
útil ao povo brasileiro, mas a direção da empresa não tem ajudado.
Estamos encerrando um ano em que nunca ficou tão evidente a falta de
respeito do banco para com seus funcionários, pois segue forçando com
metas abusivas e assédio às pessoas que exerceram o direito de greve”,
ressalta o dirigente sindical.

“O BB não cumpre sequer os acordos assinados com os trabalhadores como,
por exemplo, gastar três meses para implantar um direito de remoção
interna, o que prejudicou centenas de trabalhadores”, salienta William.

Os dados mostram também que o número de reclamações feitas ao BC contra
instituições financeiras caiu de outubro para novembro. No mês passado,
as queixas consideradas procedentes pelo BC chegaram a 1.382 contra os
bancos, o equivalente a uma queda de 6,49% em comparação a outubro. Em
relação a novembro de 2011, a redução foi de 11,9%.

O ranking aponta que a principal reclamação contra os bancos (217 casos)
foi o débito não autorizado. Em seguida, vem a cobrança irregular de
tarifa ( 172 casos) e a prestação de serviço irregular da conta-salário
(167 casos).

Em outubro, foram recebidas 935 reclamações procedentes entre os bancos
com mais de um milhão de clientes. As principais queixas foram
igualmente relacionadas à verificação de débitos em conta corrente que
não haviam sido autorizados pelo cliente, a cobrança de tarifas por
serviços não contratados e a irregularidades na conta-salário, como a
transferência de valores fora do prazo ou a não abertura da conta após
solicitação e a prestação de informações de forma pouco clara.

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