Os bancários
garantiram novos avanços no projeto-piloto de segurança bancária,
durante reunião com os bancos nesta terça-feira, dia 27, na sede da
Fenaban, em São Paulo. As instituições financeiras aceitaram
incluir novos itens de segurança nos bancos de Recife, Olinda e
Jaboatão dos Guararapes, onde serão testados de forma pioneira no
país os equipamentos reivindicados pelos bancários.
Segundo
a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a reunião com os bancos
foi produtiva. “Além dos itens já discutidos na última
negociação, a Fenaban aceitou implantar guarda-volumes no
autoatendimento das agências, câmaras internas nos postos de
atendimento bancário e local específico para estacionamento de
carro-forte para abastecimento das unidades”, conta Jaqueline, que
representou os bancários de Pernambuco na reunião
nacional.
Durante o encontro, os bancos também propuseram a
formação de um grupo bipartite, com reuniões trimestrais, para
acompanhar a evolução do projeto-piloto, cujo prazo de duração
não será menor que um ano.
Na negociação ocorrida no
último dia 7 os bancos já tinham aceitado a instalação de portas
de segurança com detectores de metais depois do autoatendimento,
biombos em frente aos caixas e câmeras internas e externas nas
agências. Além disso, a Fenaban propôs reduzir as tarifas de
transferência (DOC e TED) nos caixas para o mesmo valor cobrado via
internet como forma de evitar saques de grandes quantias e coibir,
assim, o crime de saidinha de banco. Também anunciaram a diminuição
do limite do TED, passando agora de R$ 3 mil para R$ 2 mil e a partir
de março de 2013 para R$ 1 mil. “Isso é importante, mas nós
queremos a isenção total das tarifas da TED e DOC para combater o
crime da saidinha de banco”, comenta Jaqueline.
Para o
presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores
do Ramo Financeiro), Carlos Cordeiro, a proposta de projeto-piloto da
Fenaban caminhou mais um pouco, mas é preciso que haja mais avanços.
“É preciso experimentar mais equipamentos e medidas que bancários
e vigilantes têm defendido nos últimos anos para prevenir assaltos
e sequestros. Os lucros gigantescos dos bancos permitem ampliar os
investimentos em segurança e proteger a vida de trabalhadores e
clientes”, destaca.
Os bancários chamaram a atenção
para a existência de lacunas na proposta da Fenaban. “Precisamos
reforçar a segurança das fachadas externas, mediante a blindagem.
Banco não é butique. Os vidros das agências são muito frágeis.
Também é preciso incluir medidas contra sequestros, como o fim da
guarda das chaves por bancários e a abertura e fechamento das
unidades por empresas especializadas em segurança, como alguns
bancos já estão fazendo”, salienta Ademir Wiederkehr,
secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo
Nacional.
O horário estendido de alguns bancos também
preocupa os bancários. “As agências que estão permanecendo
abertas até as 20h ficaram mais vulneráveis, aumentando o risco
para trabalhadores e clientes”, enfatiza Jaqueline.
Propostas
dos bancários para o projeto-piloto
– implantação do
projeto-piloto em agências e postos de atendimento bancário;
–
porta de segurança com detector de metais antes do
autoatendimento;
– câmeras internas e externas com monitoramento
em tempo real fora do local controlado;
– vidros blindados nas
fachadas externas;
– biombos opacos entre a fila e a bateria de
caixas;
– divisórias opacas entre os caixas, inclusive os
eletrônicos no autoatendimento;
– mais funcionários nos caixas
para reduzir as filas e evitar a ação de olheiros;
– isenção
das tarifas de transferência de recursos (DOC, TED);
– fim da
guarda das chaves pelos bancários para evitar sequestros;
–
abertura e fechamento das agências e postos por empresas de
segurança para combater sequestros;
– presença de vigilantes em
toda jornada de trabalho dos bancários;
– guarda-volumes antes da
porta de segurança para evitar constrangimento de clientes;
–
abastecimento dos caixas eletrônicos no autoatendimento na parte
traseira e em local fechado;
– escudo com assento para vigilantes
nas agências e postos de atendimento;
– local específico para
estacionamento do carro-forte para abastecimento das unidades.