Greve dos bancários completa uma semana e segue forte em Pernambuco

A greve dos bancários
completou uma semana nesta segunda-feira, dia 24, e segue muito forte
em Pernambuco, com 87% de paralisação. Cerca de 10 mil dos 12 mil
bancários pernambucanos estão parados, com 456 agências fechadas,
além de todos os prédios administrativos dos bancos públicos.

Para
a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a greve dos bancários já
uma das mais fortes das últimas décadas. “Em geral, há sempre um
pequeno refluxo na segunda-feira. Mas este ano, a greve cresceu neste
primeiro dia da semana, mostrando que os bancários estão
mobilizados e unidos na luta para conquistar suas reivindicações”,
comenta Jaqueline, lembrando que no ano passado a greve teve 70% de
adesão em Pernambuco.

Durante toda a manhã, Jaqueline e os
demais diretores do Sindicato percorreram as agências e
departamentos dos bancos para conversar com os bancários e orientar
a população. “Temos recebido muito apoio dos clientes e sentimos
que os bancários estão bastante fortes nesta greve, apesar de toda
truculência que os bancos estão utilizando (leia mais
aqui).
Praticamente todas as agência do Recife e da Região Metropolitana
estão fechadas e a greve também permanece forte no interior”,
destaca Jaqueline.

Na agência Marcos Freire da Caixa
Econômica Federal até a porta giratória está participando da
greve. Quando alguém tenta passar por ela escuta a seguinte
mensagem: “Atenção, estamos em greve”.

Negociações
paradas –
A greve dos bancários entra no oitavo dia nesta
terça-feira 25 sem nenhum sinal de retomada das negociações com os
bancos. A última reunião foi no dia 4 de setembro. No dia seguinte,
o Comando Nacional dos Bancários enviou carta à Fenaban para
reafirmar que estava aberto à retomada das negociações e
reivindicava a apresentação de uma nova proposta, mas até hoje não
obteve resposta.

“Sendo assim, vamos continuar a greve por
tempo indeterminado. Agora começa o período de pagamentos e a falta
de diálogo dos bancos mostra a total falta de respeito das
instituições financeiras com seus clientes e usuários”, finaliza
Jaqueline.


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