Cobrança indevida, desconto não autorizado de tarifas bancárias,
lançamento não reconhecido na fatura e falha em transações eletrônicas
estão entre as principais reclamações dos clientes sobre os bancos. O
Itaú é o campeão da lista. No acumulado deste ano, foram 7.916 registros
no Procon. Em 4º lugar está o Bradesco, com 4.228 reclamações, seguido
pelo Santander, com 2.608.
Não é de hoje que os bancos ocupam as primeiras posições nos índices de
reclamações dos órgãos de defesa do consumidor. Em 2011, o Bradesco foi
quem ficou na primeira colocação. O Itaú era o terceiro colocado e hoje
lidera o ranking disparado. A maior alta registrada foi do banco
Santander, que pulou da 11ª para a 4ª posição no índice geral.
Cobranças indevidas –
Somente no primeiro semestre de
2012 foram registrados 5.985 atendimentos referentes a cobranças
indevidas realizadas por bancos. Esses descontos irregulares são o
principal motivo de reclamação dos clientes nos três bancos, segundo o
levantamento.
Na maioria dos casos, o consumidor não tem ideia de que o valor é
descontado indevidamente da sua conta, uma vez que não solicita o
serviço junto ao banco. Geralmente, os erros são detectados quando o
cliente confere o extrato bancário.