O Comando Nacional dos Bancários realizou nesta segunda-feira,
dia 3, a segunda rodada de negociação específica com o Banco do Nordeste do
Brasil (BNB) pela Campanha Nacional 2012. Em pauta, as reivindicações sobre
remuneração (benefícios), funcionais e sindicais.
Durante a negociação, os representantes do Banco do Nordeste assumiram o
compromisso de seguir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a ser assinada
com a Fenaban. O BNB prometeu ainda apresentar na próxima rodada de negociação,
que deve acontecer no dia 10, uma proposta global para as demandas dos trabalhadores.
Para o diretor do Sindicato e da Contraf-CUT, Alan Patrício, o compromisso
assumido pelo banco de seguir a Convenção Coletiva é importante, mas, além
disso, o BNB precisa assinar o documento. “Queremos que o banco seja signatário
da CCT, assim como fazem o Banco do Brasil, a Caixa e os bancos privados. Nossa
Convenção está completando vinte anos e hoje ela é referência para os demais
trabalhadores do Brasil”, destaca Alan.
O diretor do Sindicato, Fernando Batata, que também participou das negociações
nacionais, ressalta a importância do BNB apresentar uma boa proposta para as
reivindicações dos bancários na próxima semana. “Nos últimos anos, as
negociações com o BNB têm sido mais difíceis que nos demais bancos. Com isso,
os funcionários são obrigados, sistematicamente, a encampar uma greve maior que
os colegas de outras instituições financeiras. Se o BNB não apresentar uma boa
proposta de acordo, podemos parar novamente. A mobilização está muito forte e
os bancários estão dispostos a lutar por suas reivindicações”, afirma Batata.
A negociação – Os bancários cobraram do BNB uma resposta quanto ao
cumprimento do termo de ajuste que prevê a substituição de terceirizados. O
banco informou que na última semana promoveu o desligamento de 420 terceirizados
e confirmou a convocação dos aprovados no último concurso em 2010. A intenção
do BNB é substituir 545 terceirizados.
Os representantes dos trabalhadores cobraram ainda a implantação imediata do
ponto eletrônico. O banco informou que os prazos acordados em mesa de
negociação específica estão sendo cumpridos, mas se comprometeu em instalar o
ponto eletrônico até o final de setembro.