Consumidor desconhece que tem direito a conta corrente sem tarifa

Quem possui conta bancária pode mantê-la sem pagar nenhuma tarifa de
manutenção. Basta que opte por uma conta corrente de serviços
essenciais.


De acordo com a Resolução nº 3.518/07, do Banco Central, que está em
vigor desde 2008, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer
gratuitamente esse tipo de conta, que pode atender as necessidades de
quem não precisa fazer muitas movimentações financeiras ao longo do mês.


Os bancos, porém, não costumam oferecer essa possibilidade no momento da
abertura da conta. O mais comum é fazer o consumidor contratar uma
conta corrente pela qual pagará alguma tarifa. E se por acaso este
manifesta mais tarde o desejo de converter sua conta tarifada pela
gratuita, os bancos resistem em fazer a mudança.


Isso foi observado por uma pesquisa realizada pelo Idec nos seis maiores
bancos do país: Banco do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal,
Bradesco, Itaú e Santander. Nenhum deles ofereceu espontaneamente aos
pesquisadores do Instituto o pacote de serviços essenciais na abertura
da conta.


Três meses depois, quando foi solicitada a mudança da conta tarifada
para a gratuita, apenas a Caixa e o Itaú não criaram problema. O
Santander e o Bradesco fizeram a conversão, mas antes tentaram empurrar
outro pacote com tarifas mais baratas.


Já o Banco do Brasil e o HSBC alegaram, respectivamente, questões
“técnicas” e “inexistência de conta gratuita” para negar a alteração.


O pacote da conta corrente de serviços essenciais inclui: quatro saques
mensais; duas transferências entre contas do mesmo banco; dois extratos
do mês anterior; um extrato anual; dez folhas de cheque (se o
correntista preencher os requisitos exigidos pelo banco) e consulta
ilimitada ao site do banco.


É uma opção para consumidores com perfil de uso básico, mas pode servir
também para aquele que realiza poucas operações “por fora” (TED ou DOC,
por exemplo), pagando uma tarifa avulsa por elas.

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