Uma pesquisa feita pela associação de consumidores Proteste detectou os
principais problemas que causam insatisfação dos consumidores com os
bancos. Os clientes avaliaram conta corrente, cartão de crédito, crédito
imobiliário e crédito pessoal.
Uma das reclamações se refere ao cartão de crédito. Os aspectos mais
negativos são os juros cobrados no crédito rotativo (quando o cliente
não paga na data de vencimento). O banco com pior avaliação foi o
Citibank, que recebeu nota 29. O que se saiu melhor foi o Banrisul, com
51. O Citibank não havia comentado a pesquisa até a conclusão desta
reportagem.
A nota máxima é 100. Quanto maior a nota melhor o desempenho.
O crédito pessoal foi outro dos problemas levantados. Os clientes
reclamaram das taxas de juros e do valor das parcelas. Os piores lugares
ficaram com o HSBC e o Santander, com 47 pontos. Os melhores foram a BV
Financeira e a Caixa, com nota 58. O HSBC disse que “as taxas
publicadas são de referência e variam de acordo com a evolução do
mercado financeiro”.
No item conta corrente, de nove quesitos avaliados, o Santander teve a
pior nota em oito. O banco disse que não recebeu a pesquisa, mas que
está atento aos clientes. “O Santander informa que não teve acesso ao
resultado da pesquisa da Proteste e nem aos critérios usados. O banco
reforça seu compromisso com o atendimento e transparência na comunicação
com seus clientes.”
A Proteste ouviu 5.095 clientes de bancos. Os dados foram coletados entre outubro e novembro do ano passado.
A Caixa Econômica Federal, considerada a pior no item segurança de
conta corrente na internet, disse que não iria comentar a pesquisa.
Outras instituições financeiras citadas como piores ainda não se
pronunciaram.
A oferta excessiva de crédito e a falta de informação detalhada ao
consumidor são, para a coordenadora institucional da Proteste, Maria
Inês Dolci, os principais problemas apontados pela pesquisa.
“O consumidor que está entrando no mercado de consumo agora está ávido
por comprar e isso faz com que, sem a informação adequada, ele acabe se
endividando.”
O diretor de autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de
Bancos), Gustavo Marrone, reconhece que os bancos ainda precisam
aperfeiçoar as informações sobre crédito.
“Desde que começamos a fazer a autorregulação do setor, há três anos,
caíram muito nos Procons, por exemplo, as reclamações sobre dificuldades
no encerramento da conta e sobre o atendimento pelo telefone. Nosso
maior desafio hoje é com relação ao crédito. Precisamos aperfeiçoar a
forma de mostrar a informação sobre crédito ao consumidor, até para que
ele possa comparar melhor.”
Veja os principais problemas e as notas dos melhores e piores bancos, segundo os dados da Proteste:
CARTÃO DE CRÉDITO
Juros no rotativo
Melhor: Banrisul (nota 51)
Pior: Citibank (nota 29)
Taxas para sacar dinheiro em caixas 24 horas
Melhor: Banrisul (nota 53)
Pior: Citibank (nota 42)
CRÉDITO PESSOAL
Taxas de juros e valor das parcelas
Melhores: BV Financeira e Caixa Econômica Federal (nota 58)
Piores: HSBC e Santander (nota 47)
Informação pré-contratual
Melhores: BV Financeira e Banco do Brasil (nota 67)
Pior: Santander (nota 57)
CUSTO DE MANUTENÇÃO DA CONTA-CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 59)
Pior: Santander (nota 48)
INTERNET BANKING/SEGURANÇA – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 80)
Pior: Caixa (nota 67)
ASSISTÊNCIA AO CLIENTE – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 70)
Piores: Caixa e Santander (nota 58)
INFORMAÇÕES SOBRE TAXAS – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 60)
Pior: Santander (nota 51)