Pesquisa mostra piores e melhores bancos na avaliação dos clientes

Uma pesquisa feita pela associação de consumidores Proteste detectou os
principais problemas que causam insatisfação dos consumidores com os
bancos. Os clientes avaliaram conta corrente, cartão de crédito, crédito
imobiliário e crédito pessoal.


Uma das reclamações se refere ao cartão de crédito. Os aspectos mais
negativos são os juros cobrados no crédito rotativo (quando o cliente
não paga na data de vencimento). O banco com pior avaliação foi o
Citibank, que recebeu nota 29. O que se saiu melhor foi o Banrisul, com
51. O Citibank não havia comentado a pesquisa até a conclusão desta
reportagem.


A nota máxima é 100. Quanto maior a nota melhor o desempenho.


O crédito pessoal foi outro dos problemas levantados. Os clientes
reclamaram das taxas de juros e do valor das parcelas. Os piores lugares
ficaram com o HSBC e o Santander, com 47 pontos. Os melhores foram a BV
Financeira e a Caixa, com nota 58. O HSBC disse que “as taxas
publicadas são de referência e variam de acordo com a evolução do
mercado financeiro”.


No item conta corrente, de nove quesitos avaliados, o Santander teve a
pior nota em oito. O banco disse que não recebeu a pesquisa, mas que
está atento aos clientes. “O Santander informa que não teve acesso ao
resultado da pesquisa da Proteste e nem aos critérios usados. O banco
reforça seu compromisso com o atendimento e transparência na comunicação
com seus clientes.”


A Proteste ouviu 5.095 clientes de bancos. Os dados foram coletados entre outubro e novembro do ano passado.


A Caixa Econômica Federal, considerada a pior no item segurança de
conta corrente na internet, disse que não iria comentar a pesquisa.
Outras instituições financeiras citadas como piores ainda não se
pronunciaram.


A oferta excessiva de crédito e a falta de informação detalhada ao
consumidor são, para a coordenadora institucional da Proteste, Maria
Inês Dolci, os principais problemas apontados pela pesquisa.


“O consumidor que está entrando no mercado de consumo agora está ávido
por comprar e isso faz com que, sem a informação adequada, ele acabe se
endividando.”


O diretor de autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de
Bancos), Gustavo Marrone, reconhece que os bancos ainda precisam
aperfeiçoar as informações sobre crédito.


“Desde que começamos a fazer a autorregulação do setor, há três anos,
caíram muito nos Procons, por exemplo, as reclamações sobre dificuldades
no encerramento da conta e sobre o atendimento pelo telefone. Nosso
maior desafio hoje é com relação ao crédito. Precisamos aperfeiçoar a
forma de mostrar a informação sobre crédito ao consumidor, até para que
ele possa comparar melhor.”


Veja os principais problemas e as notas dos melhores e piores bancos, segundo os dados da Proteste:

CARTÃO DE CRÉDITO


Juros no rotativo


Melhor: Banrisul (nota 51)


Pior: Citibank (nota 29)


Taxas para sacar dinheiro em caixas 24 horas


Melhor: Banrisul (nota 53)


Pior: Citibank (nota 42)

CRÉDITO PESSOAL


Taxas de juros e valor das parcelas


Melhores: BV Financeira e Caixa Econômica Federal (nota 58)


Piores: HSBC e Santander (nota 47)


Informação pré-contratual


Melhores: BV Financeira e Banco do Brasil (nota 67)


Pior: Santander (nota 57)

CUSTO DE MANUTENÇÃO DA CONTA-CORRENTE


Melhor: Banrisul (nota 59)


Pior: Santander (nota 48)

INTERNET BANKING/SEGURANÇA – CONTA CORRENTE


Melhor: Banrisul (nota 80)


Pior: Caixa (nota 67)

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE – CONTA CORRENTE


Melhor: Banrisul (nota 70)


Piores: Caixa e Santander (nota 58)

INFORMAÇÕES SOBRE TAXAS – CONTA CORRENTE


Melhor: Banrisul (nota 60)


Pior: Santander (nota 51)

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Sandra Trajano  Jornalista ResponsávelBeatriz Albuquerque • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer Bruno Lombardi