Mídia da Campanha Nacional ganha as ruas e desvenda truques dos bancos

A mídia da Campanha Nacional dos Bancários 2012, com o slogan “Chega de
truques, banqueiro”, ganhou as ruas e já está nos sites, blogs, jornais e
revistas de sindicatos e federações de todo país, desmascarando com bom
humor, criatividade e irreverência as “mágicas” dos bancos para reduzir
custos e aumentar ainda mais os lucros.

O mote é resultado de quatro reuniões específicas promovidas pela
Contraf-CUT e quue contaram com a participação do Sindicato de Pernambuco. A mídia foi apresentada pela primeira vez na 14ª
Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba, pelo secretário de
imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

Truques – Truques são usados todos os dias pelos bancos para iludir funcionários,
clientes e sociedade. Os bancários sofrem com o assédio moral para bater
metas abusivas, o “desaparecimento” de bancários através de demissões, a
redução da massa salarial por meio da rotatividade, a insegurança por
falta de mais investimentos em medidas de prevenção contra assaltos e
sequestros, e as maquiagens e os provisionamentos de balanços para pagar
PLR menor, dentre outros truques.

Os clientes também são iludidos, como a venda casada de produtos, o
esconde-esconde dos pacotes gratuitos de tarifas, o anúncio de redução
de juros que seguem os mais altos do mundo, as filas intermináveis por
falta de mais funcionários, a bancarização com atendimento precário e
inseguro, dentre outros truques.

A sociedade também é enganada com campanhas de marketing prometendo
responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade, mas é um
dos setores que menos gera empregos, não barateia o crédito, quer lucro
fácil e sem riscos e quase não oferece contrapartidas sociais.

“Essa mídia possibilita, por um lado, desvendar as cobranças que os
bancários sofrem diariamente no trabalho e desmascarar os abusos contra
os clientes e usuários e, por outro lado, permite divulgar as
reivindicações da Campanha Nacional e dialogar com a sociedade,
pressionando os bancos para que atendam as demandas da categoria e
melhorem o atendimento e a prestação de serviços para a população”,
destaca Ademir.

M de Mobilização

– Para tanto, os bancários poderão chamar o Mister M, M de Mobilização,
para mostrar a força da unidade nacional e organizar atividades de
pressão sobre os bancos em todo país, a fim de arrancar novas conquistas
econômicas e sociais.

“Tenho certeza de que essa mídia vai ajudar os sindicatos no diálogo com
os bancários, os clientes e a sociedade, fortalecer a unidade nacional
da categoria, pressionar os bancos e contribuir para potencializar a
mobilização em todo país”, avalia o diretor da Contraf-CUT.

Construção democrática e participativa

– A presente mídia é uma construção democrática e participativa, a partir
de propostas criativas das entidades. A ideia original foi trazida pelo
Sindicato dos Bancários de São Paulo e a imagem foi criada pelo
Sindicato dos Bancários de Brasília. As peças da campanha foram
produzidas por Alexandre Rolim, da Fermento Design, uma parceria de
muitos anos com os bancários.

Participaram das reuniões dirigentes e profissionais de comunicação da
Contraf-CUT, Fetec-PR, Fetec-SP, Feeb SP-MS, Feeb RJ-ES, Fetec
Centro-Norte, Feeb BA-SE, Sindicatos dos Bancários de Pernambuco, São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília, Curitiba, Campinas, Florianópolis, Bahia,
Mato Grosso, Piracicaba e ABC, além da Fenae.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Sandra Trajano  Jornalista ResponsávelBeatriz Albuquerque • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer Bruno Lombardi