Ministro aponta descompasso no setor de telefonia móvel

O ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, disse que o
relatório da Anatel servirá de base para as empresas de telefonia móvel
melhorarem o serviço. “Houve descompasso que é fruto de erro de cálculo
dessas empresas. É evidente que houve falha das empresas, descasaram a
infraestrutura do arrojo dos planos. Se alguém vai tipificar essa falha,
fazer juízo de mérito, ou adjetivar boa fé ou má fé, não é
responsabilidade nossa [governo]. A empresa é punida pelo próprio
mercado. Pela capacidade do cidadão reclamar e consumir”.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou ontem (18) a
suspensão, a partir da próxima segunda-feira, dia 2, da venda de novas
linhas de telefonia celular e internet da TIM em 19 estados, da Oi em
cinco estados, e da Claro em três.


A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de
investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar da qualidade
da rede, principalmente quanto a chamadas e interrupção de serviços.


“Acho que essa medida extrema amadureceu a ponto de trazer
requalificação das empresas para o cidadão brasileiro. Queremos que elas
[operadoras] sejam liberadas, melhorem o atendimento e voltem a vender.
A Anatel mostra exatamente onde estão os problemas. Construam soluções,
sejam criativas”.


Alvarez ressaltou que a medida “extrema” é resultado da gravidade da
situação, “que se deteriorava, com cidadão usando [o serviço], querendo e
com disposição para consumir mais”. Ele destacou ainda, que mesmo em
momento de instabilidade financeira, esse é um tipo de serviço que não
deixa de ser utilizado. “A economia pode desacelerar ou não, mas este
bem tem consumo, não é supérfluo, é necessidade”.


O ministro interino disse que a agência reguladora não demorou para
punir as empresas. Para ele, a Anatel agiu no tempo necessário, porque
foi preciso fazer uma série histórica para identificar os problemas.
Segundo Alvarez, foram esses critérios que levaram a penalização
“extrema” de proibir novas vendas consistentes.

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