O
Sindicato percorreu uma série de agências do Bradesco nesta
quarta-feira, dia 4, para mobilizar os bancários e organizar a luta
contra as dificuldades que os funcionários vêm enfrentando no
atendimento médico, laboratorial, hospitalar e odontológico. Apesar
da defasagem do Bradesco Saúde e do Odontoprev, o banco não tem
mostrado vontade para resolver os problemas e as negociações estão
em impasse (leia mais aqui).
De acordo com a secretária de
Finanças do Sindicato, Suzineide Rodrigues, somente com mobilização
e protestos os bancários vão conseguir quebrar a intransigência do
Bradesco na mesa de negociação. “Estamos preparando os bancários
para a luta. Percorremos as agências distribuindo panfletos e
chamamos os funcionários para participar das atividades que serão
propostas pelo Sindicato”, diz Suzineide, que representou os
bancários de Pernambuco nas negociações da semana passada. “Foi
uma decepção geral”, comentou sobre a reunião.
Além de
Pernambuco, os bancários do Bradesco inciaram nesta quarta a
mobilização por mais saúde em praticamente todos os estados do
Brasil. “Estamos dando uma resposta para o banco e esperamos que a
próxima rodada de negociação seja mais produtiva. O descaso do
Bradesco com a saúde dos seus funcionários é gritante. Queremos
que o banco resolva os problemas do plano de saúde e odontológico
urgentemente”, afirma Suzi.
Sem cobertura – Com uma
defasagem de 22 anos, a cobertura do plano não se modernizou
conforme os avanços da medicina e dos novos procedimentos médicos
que se popularizaram. Os trabalhadores não possuem atendimento em
diversas especialidades, como psicologia, psiquiatria,
fonoaudiologia, nutricionista, entre outros procedimentos.
“A
ampliação das especialidades médicas é uma antiga reivindicação
do Sindicato que o Bradesco insiste em não anteder. Aliás, faz
tempo que as negociações específicas com o Bradesco não avançam.
E olhe que estamos falando de um dos maiores e mais lucrativos bancos
do país, que, infelizmente, não respeita seus funcionários”,
comenta Suzineide.
ANS de olho – A situação é tão precária
que o plano dos funcionários do Bradesco sequer é regulado pela lei
federal 9656/98 por ser anterior a ela. Entretanto, a ANS, como
agência reguladora e fiscalizadora do setor, criada em 2000, deve
submeter o Bradesco Saúde aos seus crivos.
Conforme a
Resolução Normativa (RN) 254 da ANS, a partir do dia 4 de agosto, o
Bradesco não poderá mais incluir novos funcionários na apólice de
saúde vigente. Caso o banco não se comprometa a fazer adaptação
ou migração para as novas normas, ele terá de abrir uma nova
apólice para receber os novos funcionários, o que acabará gerando
diferenciação de atendimento entre novos e antigos funcionários.
Plano odontológico precário – Outro problema grave
enfrentado pelos bancários do Bradesco é o serviço prestado pelo
plano odontológico. Muitos profissionais têm deixado o plano por
conta do aumento da burocracia após a fusão da OdontoPrev com o
Bradesco, criando a rede UNNA.
Com isso, o plano que já
tinha poucos profissionais em diversas regiões passou a ser quase
nulo em algumas localidades. Tem ocorrido um verdadeiro
descredenciamento em massa do plano. É preciso resolver essa
situação e garantir um atendimento de qualidade para todos os
bancários.
Sem contar a defasagem do plano, que não cobre,
entre outros procedimentos modernos, a ortodontia, implantologia,
reabilitação oral. A cobertura do plano não vai além de extração
e obturação dentária.