A comunicação dos bancários do Brasil foi destaque nesta quinta-feira
(21) no segundo dia do Fórum de Comunicadores da UNI Sindicato Global,
que acontece em Nyon, na Suiça, com a participação de 60 profissionais
de imprensa de entidades sindicais filiadas de 25 países de todos os
continentes. A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de São Paulo
fizeram uma apresentação conjunta, focando a organização nacional da
categoria e a força da comunicação desde os veículos tradicionais até as
mídias sociais. O evento, todo falado em inglês, foi aberto no dia
anterior e será encerrado nesta sexta-feira (22).
“Mostramos a estrutura do movimento sindical brasileiro e a concentração
do sistema financeiro e ressaltamos a importância das campanhas
nacionais e a atuação da Contraf-CUT, que representa mais de 400 mil
bancários de todo país, o que tem sido fundamental para a construção da
unidade e a conquista da convenção coletiva de trabalho, válida para
trabalhadores de bancos públicos e privados “, salienta Ademir
Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e também jornalista,
que participa do encontro.
Ele apontou os principais instrumentos de comunicação da Contraf-CUT,
especialmente o site www.contrafcut.org.br, as revistas, os jornais
específicos, os cadernos e os materiais internacionais, distribuindo aos
participantes uma edição das duas últimas revistas dos bancários de
2011, que apresentam a organização da campanha nacional e os resultados
conquistados com a mobilização da categoria.
“No ano passado, o site da Contraf-CUT teve 1,3 milhão de visitas, média
de 3,5 mil visitantes por dia e 75 mil acessos num único dia durante a
greve nacional”, destaca o dirigente, explicando que o site ainda
divulga vídeos e tem acesso à Rede Brasil Atual.
Ademir expôs a mídia das últimas campanhas nacionais e enfatizou o
processo democrático e participativo de construção, envolvendo
comunicadores e dirigentes sindicais do Comando Nacional, sindicatos e
federações. Ele mostrou também o crescimento das mídias sociais,
apontando a utilização do twitter. “Vários diretores da Contraf-CUT,
assim como muitos dirigentes sindicais, também estão usando o facebook
na comunicação com os bancários neste mundo conectado em que vivemos e
que precisamos transformar”, observa o comunicador.
O diretor da Contraf-CUT destacou ainda experiências de alguns
sindicatos, que investem com força na comunicação, usando ainda webtv,
rádio online, newsletters, torpedos, outdoors e youtube, dentre outros,
na relação com os bancários e a sociedade. “Com todos esses veículos,
muitos ao alcance das entidades sem maiores custos, precisamos atuar
cada vez mais na comunicação, potencializando as lutas dos trabalhadores
e disputando a hegemonia na sociedade”, avalia.
São Paulo
– A jornalista Elisângela Cordeiro apresentou a experiência de comunicação
do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, destacando as
principais mídias da entidade como a Folha Bancária, veículo com mais
de 80 anos de história; o site www.sbancarios.com.br, recém-reformulado
para dar ainda mais agilidade aos acessos a conteúdos produzidos pela
equipe de comunicação do sindicato entre notícias e serviços, além de
galerias de vídeos e fotos.
Ela também destacou a Folha Bancária em braile; as mídias de campanha ,
sempre focadas no envolvimento dos bancários; TVB, principalmente no que
se refere às experiências com os programas ao vivo; e por último às
mídias sociais com destaque ao twiiter da entidade com 5,7 mil
seguidores e ao Facebook da presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
Avaliação – A coordenadora de comunicação da UNI, Rachel Cohen, que presidiu a mesa
dos trabalhos, elogiou publicamente a apresentação dos brasileiros,
acentuando a importância da comunicação para o sucesso das campanhas
nacionais dos bancários. Vários participantes também cumprimentaram
Ademir e Elisângela pela exposição e ficaram admirados com a organização
nacional e a luta dos trabalhadores no Brasil.
“Foi a minha primeira apresentação em inglês e acredito que foi possível
mostrar um pouco do que fazemos diariamente no Brasil na comunicação,
que é cada vez mais importante e necessária para fortalecer a atuação
das entidades sindicais e dos movimentos sociais, para que possamos
seguir avançando e conquistando”, avalia o diretor da Contraf-CUT.
Comunicação global
– Ao longo do Fórum, várias experiências de comunicação foram
apresentadas, com ênfase para campanhas de marketing e uso de mídias
sociais em vários países, como Estados Unidos, Índia, Reino Unido,
Alemanha, Espanha, Egito, Malásia, Singapura, Suécia, Congo, Uruguai,
Austrália, Dinamarca, Argentina, Itália e Bélgica, entre outros.
O objetivo foi partilhar conhecimentos, melhores práticas e ideias para
construir e fortalecer a comunicação do movimento sindical global. Uma
das propostas destacadas foi o compartilhamentos de histórias, como
forma de espalhar a mensagem de união, coragem e luta dos trabalhadores.
Houve também relatos e imagens do movimento Ocupe Wall Street, nos
Estados Unidos, que lançou pelo mundo a campanha “We are the 99%” com o
chamado “Including you”, reforçando a luta contra a exclusão e a favor
da inclusão social, da distribuição de renda e da qualidade de vida para
todos.
O secretário-geral da UNI, Philip Jennings, também fez uma saudação aos
comunicadores, lembrando o slogan “Rompendo Barreiras” do último
congresso da entidade. Ele disse também que é tempo do G20 mudar o rumo,
deixando a austeridade e apostando no crescimento para enfrentar a
crise. “O G20 não deve iludir-se que os gregos endossaram os planos de
austeridade atuais”, aponta.
Setor financeiro – Na terça-feira (19), véspera do Fórum, a UNI Sindicato Global promoveu a
primeira reunião de comunicadores do setor financeiro. Além do Brasil,
participaram representantes da Espanha, Uruguai e Suécia. O evento foi
coordenado por Lisa Nathan.
“Foi aberto mais um canal para partilhar experiências de comunicação e
discutir o sistema financeiro internacional, onde ações globais são
essenciais para defender os empregos e os direitos dos trabalhadores”,
conclui Ademir.