Banco do Brasil e Caixa lideram reclamações do BC no mês de maio

Os estatais Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil foram as
instituições financeiras mais reclamadas por clientes entre os grandes
bancos brasileiros em maio, informou na sexta-feira 15 o Banco Central.

Segundo a autoridade monetária, foram computadas 260 reclamações
procedentes contra a Caixa no mês passado, ao passo que o BB foi alvo de
240 demandas no período.

Bradesco, Itaú Unibanco e Santander Brasil apareceram nas posições
seguintes, com 212, 166 e 117 reclamações, respectivamente, informou o
BC sobre bancos com mais de um milhão de clientes.

Assuntos relacionados à prestação irregular do serviço de conta salário
foram os maiores motivos de reclamações, com 244 ocorrências, seguidos
por débitos não autorizados em conta (217) e cobrança irregular de
serviços não contratados (201).

Em abril, os bancos estatais iniciaram uma campanha de cortes agressivos
em taxas de juros em várias linhas de crédito, especialmente nas
dirigidas a clientes com maior relacionamento com as instituições,
incluindo o de receber salários no banco.

Juros em queda

– A Caixa Econômica Federal reduziu a taxa da operação BNDES Progeren,
linha de crédito para capital de giro voltada a empresas. Para as micro e
pequenas empresas, a taxa mínima do produto cai de 0,89% para 0,62% ao
mês, enquanto a máxima sai de 1,17% para 0,91%. Dessa forma, a Caixa
acompanha a redução do custo da operação comunicada pelo BNDES
recentemente.

O Programa BNDES Progeren é destinado ao aumento da produção, do emprego
e da massa salarial das empresas, por meio do apoio financeiro, na
forma de capital de giro. As contratações podem ser realizadas com prazo
de até 36 meses, incluído o prazo de carência. O produto tem como
público alvo empresas do setor industrial de atividades definidas pelo
BNDES. Além da redução das taxas, o BNDES também ampliou o Programa, que
passa a atender outros segmentos da indústria de transformação.


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