Bancários aprovam as conquistas da greve

Depois de 21 dias de
greve, a Campanha Nacional dos Bancários do ano passado terminou com
uma série de conquistas para a categoria. Para avaliar os resultados
da campanha, o Sindicato encomendou uma pesquisa ao instituto Acerte
Pesquisa e Comunicação, apresentada no mês passado. O levantamento
aponta que 86% dos bancários ficaram satisfeitos com o resultado
final da Campanha, enquanto 11% consideraram regular e apenas 3%
reprovaram.


Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a
pesquisa mostra que a direção da entidade acertou na condução da
Campanha. “Foram 21 dias de greve e muita luta para quebrar a
intransigência dos bancos, que insistiam em não atender as nossas
reivindicações. Depois de muita pressão, conquistamos reajuste
salarial de 9% (aumento real de 1,5%), valorização do piso em 12% e
PLR maior, além de medidas que combatem o assédio moral e garantem
mais segurança para os bancários. A pesquisa realizada agora mostra
que agimos corretamente durante a Campanha e que os trabalhadores
ficaram muito satisfeitos com os resultados”, explica.


Entre
os bancários dos bancos privados, o índice de satisfação com os
resultados da Campanha foi, em média, de 95%. A satisfação foi
maior no Santander (98%), seguido por Itaú (96%), Bradesco (94%) e
HSBC (93%). Já entre as instituições financeiras públicas, o
índice de satisfação atingiu 88% na Caixa, 85% no BNB e 66% no
BB.


Além de avaliar os resultados finais da Campanha, a
pesquisa também verificou o grau de satisfação com a atuação da
diretoria do Sindicato durante todo o processo, do fechamento da
pauta de reivindicações ao final das negociações, passando pela
condução da greve. O resultado é ainda melhor. Dos entrevistados,
91% ficaram satisfeitos com a diretoria, contra apenas 3% de
insatisfação.


“Nós, da diretoria, é que ficamos muito
satisfeitos com o resultado desta pesquisa. Ela mostra que a condução
da Campanha foi correta do começo ao fim e, por isso, conseguimos
conquistar, pelo oitavo ano consecutivo, aumento salarial acima da
inflação, PLR maior e mais direitos. Essa pesquisa é um
reconhecimento do nosso trabalho e um incentivo para que os
dirigentes sindicais continuem, cada vez mais, atuando em favor dos
bancários”, diz Jaqueline.


Para a presidenta do Sindicato,
o resultado da Campanha não é apenas fruto de muito trabalho, mas
também de planejamento, estratégia e dedicação. “O Sindicato
dos Bancários, hoje, não trabalha apenas durante a Campanha
Nacional. Nossa atuação se dá o ano inteiro, através de
frequentes reuniões nas agências e departamentos dos bancos e com
várias atividades de pressão, seja em protestos de rua, seja nas
negociações com as instituições financeiras. Só para se ter uma
ideia, os preparativos da Campanha Nacional do ano passado começaram
em maio, quando realizamos um encontro com os bancários do interior.
E só encerramos a Campanha no final de outubro, com a assinatura da
nova Convenção Coletiva. E por falar em interior, o pessoal que não
mora na região metropolitana do Recife também foi ouvido na
pesquisa e o índice de satisfação com a diretoria na Campanha foi
ainda maior: 94%”, destaca Jaqueline, lembrando também da
importância da unidade nacional. “Os bancários de Pernambuco
lutam juntos com mais de 90% dos sindicatos ligados à Contraf. Isso
aumenta o nosso poder de pressão e garante mais conquistas todos os
anos”.


Ao todo, a pesquisa ouviu 371 bancários dos sete
maiores bancos (BB, Caixa, BNB, Santander, Itaú, Bradesco e HSBC) da
capital e do interior.


Comunicação – A pesquisa
também avaliou a comunicação entre o Sindicato e os bancários. O
levantamento perguntou como o trabalhador se informou durante a
Campanha Nacional. O site do Sindicato e o Jornal dos Bancários
foram os dois principais meios de comunicação, seguido pelos
diretores do Sindicato e pelos colegas de trabalho. Em quinto lugar
aparece o Expresso Online, que é o boletim eletrônico que o
Sindicato envia diariamente para o e-mail dos bancários cadastrados.

Para a secretária de
Comunicação do Sindicato, Anabele Silva, a imprensa do Sindicato
funcionou bem. “Desde que esta diretoria assumiu o Sindicato, no
final de 2009, estamos investindo pesado na comunicação.
Reformulamos o site e o jornal e criamos novas ferramentas, como o
twitter, facebook, a rádio e a revista”, comenta.

Anabele
destaca, no entanto, que esperava mais do Expresso Online. “É um
veículo importante, pois ele chega diariamente no e-mail dos
bancários com as últimas infirmações do Sindicato”, diz.

Para
que ele cumpra sua função, o Sindicato está reformulando, mais uma
vez, o Expresso Online. A partir de fevereiro, ele terá edições
especiais com informações divididas por banco. “Vamos deixar o
Expresso mais focado, para que o bancário possa ler as notícias de
seu interesse”, afirma Anabele.

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