As queixas de clientes das instituições financeiras pela cobrança de serviço não contratado tiveram crescimento de 239,7%. A notícia foi divulgada em reportagem do Jornal da Tarde desta terça 22, a partir de informações do Banco Central.
De acordo com a reportagem, entre janeiro e outubro deste ano ocorreram 1.512 queixas contra 445 em igual período de 2010. Além disso, Banco do Brasil, Caixa Federal, Itaú, Bradesco e Santander somam 98,2% das denúncias dos clientes sobre esse tipo de cobrança.
Ranking – No mais recente ranking de reclamações divulgado pelo BC, do mês de outubro, os cinco primeiros colocados (com mais de um milhão de clientes) foram Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC.
Em todos eles, mantendo a toada dos demais meses de 2011, os débitos não autorizados são apontados como a principal irregularidade das instituições financeiras, seguida por esclarecimentos incompletos, cobrança indevida de cartões, entre outros.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo defende que para melhorar o serviço aos clientes e usuários das agências é necessário que as instituições financeiras investam na melhoria das condições de trabalho, por meio de mais contratações e fim das demissões, das metas abusivas e do assédio moral.