Santander utiliza dados dos clientes da Telefônica na América Latina

O banco espanhol Santander aceitou pagar à
Telefônica 38 milhões de euros (54,5 milhões de dólares) para ter
acesso a dados sobre seus clientes na América Latina e direcionar
ofertas de seguros, publicou o jornal Expansion.

O acordo,
assinado entre a Santander Insurance Holding e a Telefónica
Internacional (Tisa) em 2009, dá ao maior banco da zona do euro
acesso a bancos de dados sobre 190 milhões de clientes da operadora
espanhola de telecomunicações, segundo edição do diário
financeiro desta segunda-feira.

O Santander assinou três
contratos com a Telefônica e ainda tem que pagar 7,5 milhões de
euros, afirmou o jornal.

A América Latina é um mercado
importante para ambas as empresas, particularmente em um momento em
que clientes espanhóis reduzem gastos por causa da situação
econômica da Espanha. Um em cada cinco trabalhadores espanhóis está
desempregado e muitos empregados tiveram salários congelados ou
cortados.

O Santander tem 40,3 milhões de clientes na região,
enquanto a Telefônica tem 190,3 milhões, com mais de 40 por cento
deles no Brasil e 22,5 milhões na Argentina.

Representantes
do Santander ou da Telefônica não estavam disponíveis
imediatamente para comentar o assunto.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Sandra Trajano  Jornalista ResponsávelBeatriz Albuquerque • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer Bruno Lombardi