A Comissão de Defesa do Consumidor
da Câmara Federal realizará no dia 9 de agosto uma audiência
pública para discutir a uniformização do tempo de atendimento dos
clientes nas agências bancárias em todo o País. A intenção do
deputado Gean Loureiro (PMDB-SC), que pediu a realização do debate,
é promover por meio dessa discussão a criação de uma Política
Nacional de Relações de Consumo.
Segundo Loureiro, as
diversas legislações estaduais e municipais sobre o tempo de
atendimento fazem com que os bancos não tenham uma uniformidade no
tratamento aos clientes e impedem que o cidadão encaminhe as devidas
cobranças ao Poder Público em geral.
O deputado ressalta
que, apesar da tecnologia dos caixas eletrônicos, muitos
consumidores ainda preferem o atendimento pessoal e devem ser
respeitados, e outros, como aposentados e assalariados, muitas vezes
são obrigados a buscar esse tipo de atendimento.
Exemplo
de Florianópolis – O parlamentar catarinense sugeriu que o
diretor-geral do Procon de Florianópolis, Thiago Silva, fosse
convidado para relatar a experiência local na fiscalização do
tempo de atendimento. “Em Florianópolis, o Procon agiu de
maneira forte. Criamos uma lei municipal estipulando o tempo máximo
em 20 minutos, foram aplicados mais de 500 autos de infração,
inclusive uma agência bancária foi fechada”, afirma.
“Com
isso, todas a agências se adequaram, contrataram mais funcionários
para permitir um melhor atendimento. Nosso objetivo é fazer uma
ampla discussão, chamando as agências bancárias, os órgãos de
defesa do consumidor, o Ministério Público de Defesa do Consumidor,
para que possamos ter uma padronização para todo o Brasil e a
pessoa não perca o dia inteiro para realizar uma transação
bancária”, ressalta.