A Caixa de Assistência (Cassi) tem de ser garantida a todos os
funcionários do Banco do Brasil, preservando todos os direitos dos
trabalhadores dos bancos incorporados. Essa foi uma das principais
resoluções do painel que discutiu o tema saúde durante o 22º Congresso
dos Funcionários do BB.
“Há dois anos o Banco do Brasil incorporou a Nossa Caixa, mas até agora a
questão da saúde não foi discutida com a seriedade que merece. Por isso
definimos que intensificaremos a mobilização para que o BB resolva os
problemas dos trabalhadores de todos os bancos incorporados. Queremos
que todos os bancários indistintamente tenham o direito à Cassi, bem
como à Previ. Se todos integram a mesma empresa, por que essa
diferenciação?”, diz a secretária-geral do Sindicato dos bancários de
São Paulo, Osasco e Região, Raquel Kacelnikas que participou dos
debates.
Outra questão importante foi o combate ao assédio moral, apontado como
um dos maiores problemas enfrentados pelo funcionalismo. Entre as
resoluções para intensificar o combate à prática que tem levado inúmeros
trabalhadores ao adoecimento, os bancários vão cobrar do Banco do
Brasil adesão à cláusula, assegurada na convenção coletiva nacional da
categoria, que estabelece o instrumento de combate ao assédio moral.
Para prevenir doenças como as LER/DORT, será exigido que o banco
respeite o intervalo de repouso de dez minutos a cada hora trabalha para
todos os funcionários do segmento de digitação e da Central de
Atendimento. Segundo os delegados, o trabalho no BB é extenuante e todos
têm de ter a pausa para prevenir o surgimento de enfermidades. Além
disso, o repouso não pode ser descontado da jornada de trabalho.
Cassi – A melhoria no atendimento da Cassi em cidades do interior e por meio do
credenciamento de hospitais de excelência foram também deliberados pelos
delegados.
A exemplo do que já acontece na Caixa Econômica Federal, será
reivindicado que todos os integrantes da Comissão Interna de Prevenção
de Acidentes (Cipa) sejam eleitos diretamente pelo funcionalismo.
Outra resolução importante foi que o Banco do Brasil emita a Comunicação
de Acidentes de Trabalho (CAT) para todos os funcionários da
dependência, incluindo vigilantes e outros funcionários.
Os temas de saúde se juntarão às demais questões que integrarão a cláusula específica que será entregue.