A rodada de negociação permanente entre o Sindicato e a Contraf-CUT com a Caixa Econômica Federal, realizada nesta terça-feira,
dia 28, em Brasília, definiu que para a promoção por mérito de 2011
serão utilizadas as mesmas regras aplicadas no ano passado. Serão
mantidos os três critérios objetivos, com a mesma pontuação em cada um
deles. A frequência valerá sete pontos; Trilha Fundamental da
Universidade Caixa, dois pontos; e exame do PCMSO, um ponto.
Foi aperfeiçoada a avaliação da Trilha Fundamental. A pontuação será
proporcional à progressão do empregado. Ao percorrer, por exemplo, 25%
da Trilha, ele terá meio ponto. Se chegar a 50%, terá um ponto. Quem
atingir 90% já terá os dois pontos.
Os 10 pontos correspondentes aos critérios objetivos equivalem a 60% da
avaliação. Os 40% restantes são decorrência dos critérios subjetivos,
que terão o mesmo formato da avaliação do ano passado, no âmbito das
unidades, por suas respectivas equipes.
A Caixa manterá o comprometimento financeiro com a promoção por mérito
em 1% da folha de pagamento. A empresa admitiu ainda a possibilidade de
acatar a proposição das representações dos empregados e fechar já no
segundo semestre deste ano as regras da promoção de 2012.
Saúde Caixa – Foi acatada pela Caixa a proposta feita pelos representantes dos
empregados no âmbito do GT Saúde, de suspensão da cobrança de dívidas
oriundas do período de contingenciamento, para que os usuários possam
conferir os valores e se manifestarem sobre a procedência ou não dos
mesmos.
O prazo para a manifestação será até o dia 21 de outubro. As cobranças
serão retomadas em novembro. O parcelamento passou de 18 para 24 meses. O
valor mínimo de cada parcela é de R$ 50,00.
Extinção das áreas de compensação de cheques – A Caixa apresentou alguns detalhes sobre a extinção dos setores de
compensação de cheques, conforme compromisso assumido na última
negociação. O prazo limite para que isso ocorra será o dia 30 de
setembro deste ano.
A área possui 105 compensadores. Todos serão absorvidos por agências de
suas cidades, quando não por suas próprias unidades, sendo que 93 deles
trabalham em horário noturno. A empresa informou que, por impedimento
legal, eles não poderão incorporar o adicional.
Os representantes dos trabalhadores afirmaram que alguma medida
reparadora deve ser tomada pela Caixa, pois alguns desses colegas
recebem hoje valores expressivos há bastante tempo. A Caixa
comprometeu-se a estudar medidas de redução do impacto financeiro
provocado pela perda do adicional.
Escala de trabalho – A Caixa se dispôs a iniciar negociação acerca da escala de trabalho do
pessoal do telemarketing que por força de determinação do Banco Central,
vem funcionando ininterruptamente, inclusive sábados e domingos. O Sindicato e a
Contraf-CUT ficaram de apresentar proposta na próxima rodada de
negociação.
Foi também abordado o pagamento do pessoal da área de tecnologia, quando
realiza horas extras em domingos ou feriados, pois a empresa remunera
com adicional de 50%, quando o correto seria fazê-lo com adicional de
100%. A Caixa comprometeu-se a verificar porque isso ocorre e o tema
será retomado na próxima rodada.
Aposentados – Indagada sobre o retorno da cobrança aos aposentados das mesmas tarifas
praticadas para os demais clientes, a Caixa justificou tratar-se de mero
problema operacional. Para cumprir a exigência do Banco Central de
transformar a conta dos aposentados em conta-salário, a marcação de
tarifas especial teria deixado de acontecer. Segundo os representantes
da empresa, a remarcação já foi providenciada e os valores cobrados a
mais serão devolvidos.
O representante dos aposentados na mesa de negociação, Décio de
Carvalho, cobrou explicação também para a cobrança de IOF sobre a
totalidade do empréstimo consignado quando da renovação do mesmo, sendo
que o correto é cobrar o imposto sobre a diferença entre o saldo devedor
e o total da operação. A Caixa informou que este procedimento também
está sendo corrigido.
Ponto eletrônico – Foram abordadas as diversas questões tratadas no âmbito do GT Sipon,
entre elas as horas negativas, desabilitação do relógio das máquinas,
abertura de mais de uma máquina pelo mesmo empregado, horas negativas,
dispensa do empregado com o compromisso de realização de hora extra
posteriormente e fracionamento da jornada de 6h.
A Caixa assegurou que a desabilitação do relógio foi de fato detectada e
que estão sendo adotadas medidas para que seja coibida. Sobre as demais
questões, a empresa disse que as soluções vão exigir mais tempo,
podendo se estender até o final do ano. Os representantes dos empregados
cobraram agilidade nas iniciativas.
Avaliação – Segundo Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados
(CEE/Caixa), órgão que assessora o Sindicato e a Contraf nas negociações, “a
avaliação da negociação é positiva, na medida em que a Caixa mostrou
disposição de negociar vários temas, porém é importante que essas
questões tenham rápida solução, pois já estamos iniciando o processo de
Campanha Nacional e é importante que comecemos esse processo com as
pendências resolvidas”.