BC revela que uso de cartões subiu e emissão de cheques caiu em 2010

A quantidade de pagamentos com cartões de débito
e de crédito aumentou 23% no ano passado, enquanto a emissão de
cheques caiu 7,1%, mantendo a tendência de queda verificada nos
últimos anos. No todo, juntando cheques, cartões, boletos de
cobrança, convênios de arrecadação e transferências, a
movimentação do sistema financeiro nacional cresceu 9% em relação
a 2009. Os índices constam do Adendo Estatístico – 2010, divulgado
nesta quinta-feira (15) pelo Banco Central (BC).

No que diz
respeito ao atendimento das instituições financeiras, o canal
internet, home e office banking – ou seja, o atendimento bancário
pelo computador pessoal ou do trabalho – foi o mais utilizado pelos
clientes, com expansão de 26,7% no ano. Já os pagamentos por meio
do débito direto, predominantemente intrabancário no mercado
interno, tiveram baixa expressividade em termos relativos e
representaram apenas 4% do total de transações bancárias.

A
publicação mostra ainda que a quantidade de terminais onde se fazem
transações com cartão de pagamento manteve-se estável, ao
contrário do crescimento acentuado em anos anteriores. Nas redes de
comunicação de dados em alta velocidade, permanece elevada a
relação de 917 terminais por grupo de 1 milhão de habitantes. Em
contrapartida, o índice de uso dessas redes continua baixo,
comparado a outros países, porque ainda é pequeno o nível de
interoperabilidade e compartilhamento das redes no país.

De
acordo com o Adendo Estatístico – 2010, o sistema de pagamentos
brasileiro precisa ter mais iniciativas no sentido de aumentar a
utilização da plataforma de débito direto autorizado. A publicação
também aponta a necessidade de ganhos de eficiência em
infraestrutura, de modo a aumentar o nível de interoperabilidade e
de compartilhamento nas redes de autoatendimento.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Sandra Trajano  Jornalista ResponsávelBeatriz Albuquerque • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer Bruno Lombardi