A
partir de quarta-feira, 1.º de junho, entrarão em vigor novas
regras para o uso do cartão de crédito no Brasil. As normas,
publicadas em cartilha online do Banco Central, porém, não devem
trazer muita mudança para os clientes, nem para o mercado, segundo
especialistas no tema.
Nova conduta – BC publicou
cartilha com regras na internet. As três principais alterações são
a elevação do pagamento mínimo da fatura; divisão de categorias
de cartões em básico e diferenciado; e a padronização das
tarifas.
Para os cartões que já estão ativos, as medidas
passam a valer apenas em junho do próximo ano. Os plásticos
emitidos a partir do mês de junho deste ano, por sua vez, já terão
de seguir a nova conduta.
“O mínimo subiu para 15%,
depois vai subir para 20%, mesmo assim, de forma nenhuma o cliente
deve pagar somente o mínimo, já que os juros do cartão são
extorsivos”, avalia Ricardo Rocha, professor de finanças do
Insper. “O valor mínimo deveria ser elevado para 50%. Isso sim
evitaria endividamento”, emenda o especialista.
Para
evitar o endividamento, lembra o educador financeiro Reinaldo
Domingos indica, o ideal é que o limite total do cartão seja de no
máximo 30% da renda mensal líquida (ou seja, o que de fato é
creditado na conta). “E sempre pagar o valor total, não o
mínimo”, frisa.
Marcelo Segredo, fundador da Associação
Brasileira do Consumidor, lembra que o endividamento no País já
atinge 53% das famílias de todas as classes. “E as medidas vêm
para conter o endividamento e também para combater a inflação.
Mas, valendo para os cartões já ativos somente a partir de 1.º de
junho de 2012, não farão muito efeito agora.”
A
padronização das tarifas foi a medida mais bem recebida pelos
especialistas consultados pela reportagem. “Isso não quer dizer
que o cliente vai pagar menos, mas pelo menos terá certeza do que
está pagando”, comenta Domingos.
Segredo pontua também
que, com a padronização, os clientes terão condições de
“comparar as tarifas e anuidades dos diversos cartões de
crédito e assim escolher o mais adequado”.
Com a
padronização das tarifas e a elaboração de dois tipos de cartão
– o básico e o diferenciado -, o cartão diferenciado deverá
oferecer ao cliente, juntamente com o valor da anuidade, os programas
de fidelidade e milhagem aérea.