Itaú e Bradesco integram o ranking mundial das 100 marcas mais valiosas,
divulgado nesta segunda-feira, dia 9, pela agência de pesquisa de
marketing Millward Brown. A Petrobras é a outra empresa brasileira que
aparece no levantamento.
Com um valor de marca estimado em US$ 9,6 bilhões, o Itaú, na 90º
posição, apareceu pela primeira vez na lista. O Bradesco teve uma
valorização de 15% em sua marca – para US$ 8,6 bilhões – e manteve a
colocação do ranking anterior, na 98º posição.
A Petrobras teve uma das maiores altas de todo o ranking. Com o
crescimento de 39% no valor de sua marca, a empresa chegou ao posto de
número 61 na lista, a melhor colocação brasileira. No ranking anterior, a
Petrobras havia ficado em 73º.
O estudo atribui a posição da marca à contribuição financeira da empresa
para a sociedade, sua capacidade de criação de empregos e às
expectativas de resultados futuros com o pré-sal.
Outras três brasileiras são citadas no estudo. Natura, Skol e Brahma não
figuram a lista das 100 marcas mais valiosas, mas aparecem na divisão
do ranking para a América Latina.
As três também são destaque nas listas por setores e no ranking das
empresas em que a marca deu a maior contribuição no cálculo, que inclui
dados financeiros, para o valor da marca.
Para compor o ranking das marcas, a agência cruza dados financeiros das
empresas com avaliações de consumidores e analistas do setor, além de
estimar um potencial de crescimento para a companhia no futuro.
De 2009 para 2010, o valor das 100 marcas mais valiosas do mundo cresceu
17%. A soma dos valores individuais chegou a US$ 2,4 trilhões. A
agência compara o alta nos valores com um crescimento médio de 13% em
mercados de capitais no mundo.
Entre as cinco marcas mais valiosas na lista de 2010, quatro são de
tecnologia (Apple, Google, Microsoft e IBM). A exceção é a rede de
alimentação McDonalds, na quarta posição e cujo valor da marca é
estimado em US$ 81,016 bilhões.