Os bancários do Itaú
de Pernambuco aprovaram nesta terça-feira, dia 19, a implantação
da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), voltada para os
funcionários que estão deixando a empresa. Em assembleia realizada
na sede do Sindicato, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a
criação da CCV, negociada entre o Sindicato e o banco.
“Por
meio da CCV, os ex-funcionários poderão buscar a solução para os
direitos que a empresa deixou de pagar durante o contrato de
trabalho, sem ter de ingressar com ações na Justiça. A CCV é uma
conquista dos trabalhadores. A comissão pode resolver em 60 dias os
problemas que a Justiça levaria 10 anos para decidir. E ela não tem
qualquer custo para o bancário e não anula a possibilidade de o
trabalhador ingressar na Justiça depois”, explica o diretor do
Sindicato e funcionário do Itaú, João Rufino.
O que é CCV?
– A Comissão de Conciliação Voluntária é um grupo formado por
representantes da empresa e do sindicato que tem o objetivo de
negociar a quitação dos direitos não pagos a um funcionário
durante o seu contrato de trabalho (horas extras, equiparação
salarial etc.).
A grande vantagem da CCV é a rapidez na
solução do impasse. Todo o procedimento, da primeira reunião ao
pagamento, não excede 60 dias. Na Justiça do Trabalho as ações
podem demorar 10 anos. E se o acordo não atender todas as
reivindicações do funcionário, ele ainda pode recorrer à
Justiça.
Vale destacar que decisão de aderir ou não da CCV
é apenas do bancário, que participa de todas as reuniões.