A
ampliação da rede credenciada e melhoria na qualidade dos
estabelecimentos e profissionais são os principais pontos defendidos
pelos empregados ativos da Caixa Econômica Federal para melhorar os
serviços oferecidos pelo Saúde Caixa. Já para os aposentados a
prioridade é aumentar a cobertura dos procedimentos.
Estas
avaliações foram obtidas pela Pesquisa de Satisfação do Saúde
Caixa 2010, realizada pela empresa no sentido de mensurar como os
beneficiários avaliam o plano de saúde. A realização da pesquisa
foi demandada pelo movimento dos empregados durante as negociações
da campanha salarial de 2009 e firmada no acordo coletivo daquele
ano. A pesquisa apresentou dados parecidos com os que foram mostrados
na enquete do portal da Fenae encerrada no dia primeiro de março
deste ano.
O resultado final da consulta foi apresentado
nesta terça-feira, 5 de abril, ao Conselho de Usuários do Saúde
Caixa, durante sua primeira reunião ordinária de 2011. O conselho é
formado por cinco membros titulares eleitos pelos empregados e cinco
indicados pela CaixaEconômica Federal.
A pesquisa de
satisfação fez uma radiografia dos pontos considerados negativos e
positivos pelos usuários do Saúde Caixa, ouvindo a opinião de 2096
beneficiários nos 26 estados e no Distrito Federal, abrangendo
regiões metropolitanas e interior, ativos e aposentados.
A
avaliação geral do plano é positiva para mais de 80% dos
empregados ativos e aposentados, embora haja serviços considerados
críticos. Quando consultados então quais seriam os aspectos
negativos do Saúde Caixa, 25% dos entrevistados apontaram que a rede
credenciada é insatisfatória, 10% se queixaram da demora na
marcação de consultas, e outros 7% estão insatisfeitos com os
critérios para definição dos procedimentos e valores dos
reembolsos. Foram citados também cobertura de procedimentos e
localização da rede credenciada, especialmente pelos aposentados,
entre outros itens.
Na pesquisa de satisfação dos
beneficiários do Saúde Caixa foram abordados aspectos construídos
após debates do GT Saúde do Trabalhador e do Conselho de Usuários.
O resultado já foi apresentado ao Grupo de Trabalho e segundo a
coordenação do Conselho, a intenção é traçar um plano de ação
a partir dos pontos criticados, para o aprimoramento do plano de
saúde.
Para os conselheiros eleitos, os problemas apontados
na pesquisa não causam surpresa, porque os empregados manifestam nas
bases reclamações pertinentes à qualidade de atendimento do Saúde
Caixa. O outro ponto de pauta da reunião do Conselho de Usuários
foi a agenda de trabalho para 2011. Regimentalmente, os conselheiros
devem se reunir a cada três meses.
Ficou definido que as
reuniões ordinárias do Conselho acontecerão após as reuniões dos
comitês de acompanhamento da rede credenciada. Foram definidas as
seguintes datas: 28 de junho, 13 de setembro e 27 de dezembro.
Os
conselheiros para o mandato 2010/2013 são: titulares (Carla Renata
Ferreira/SP, Alexandro Tadeu do Livramento/SP, Flávio Muller/RS,
Adeir José da Silva/MG – aposentado e Vanessa Sobreira Pereira/DF) e
suplentes (Fabiana Uehara Proscholdt/DF, Victor Palma/SP, Umberto Gil
Alcon/MG, Paulo Roberto Borges de Lima/CE e Alvaro Roberto de
Figueiro Murce/RJ – aposentado).